Tópico: A Nova Gestão Pública, tipologia definida por Junquilho (2010) como um movimento de reforma do Estado baseada na corrente gerencialista do pensamento administrativo, surgiu na década de 1970 e está refletida no contexto Estatal até hoje. Sua repercussão e o destaque às experiências de países pioneiros são tratadas pelo autor acima, assim como por DENHARDT e CATLAW (2017), MATIAS-PEREIRA (2018) e NASCIMENTO (2014), nas obras indicadas nas referências bibliográficas da disciplina e que se encontram disponíveis na Biblioteca Digital da UEG. Considerando o que você já estudou a respeito dessa abordagem e as características das experiências internacionais de implantação da Nova Gestão Pública elencadas em Junquilho (2010), qual é a sua avaliação a respeito dessa tipologia? Reforce suas considerações com base no conteúdo dos vídeos Oficinas de Gestão, do texto de ABRUCIO (O impacto do modelo gerencial na administração pública), e dos demais autores já indicados, disponíveis na Biblioteca Digital da disciplina e da UEG.

Respostas

respondido por: winederrn
2

A avaliação é positiva.

Isso acontece porque a Nova Gestão Pública ou Administração Gerencial é capaz de contribuir para:

aumento da eficiência na Administração Pública - isso acontece no uso dos seguintes recursos: materiais, humanos e financeiros (gastos governamentais). A prova disto é que a nossa Constituição Federal, em seu Art. 37º, traz o Princípio da Eficiência.

redução do clientelismo - nesse sentido, os "Amigos do Rei" e os parentes (de quaisquer que sejam os governantes) passam a perder espaço cada vez mais.

profissionalização do servidor -  o servidor público passa a ser visto como um agente capaz de resolver os problemas dos cidadãos (pagadores de impostos).

Espero ter contribuído!

Perguntas similares