• Matéria: Geografia
  • Autor: mariahmdossantos
  • Perguntado 7 anos atrás

O que os incas deixaram para a humanidade ?

Respostas

respondido por: Kerulyn03
5

Os Incas construíram um sistema notável de estradas. Uma grande via com 3600 km corria ao longo da costa enquanto que outra idêntica atravessava o interior. Esta rede de estradas, com pontes em suspensão sobre os abismos e túneis escavados na rocha, ajudou fortemente os espanhóis na conquista.

Uma das 7 maravilhas do mundo, Machu Picchu é um impressionante conjunto de ruínas quase intactas de um importante centro económico e religioso do Império Inca. Construído a 2350 metros de altura, foi daqui que, na cordilheira de Vicabamba, os últimos imperadores incas comandaram revoltas e ataques aos espanhóis. A cidade não é grande, mas para além dos fantásticos edifícios, contém terraços para a prática de agricultura suficientes para alimentar a população. Estas ruínas são a maior atracção turística do Perú.

Foi nos Andes, especialmente em locais de grande importância como Tiwanaku, Cuzco e Chan Chan, que encontramos as únicas estruturas de alguma dimensão na América do Sul. Em todas as civilizações que floresceram naquela área sabemos que havia duas coisa que todas sabiam fazer de um forma extremamente evoluída e bela: os trabalhos em ouro e prata e peças feitas através da olaria. Outras civilizações dominavam também a tecelagem e as grandes construções em pedra.

O mais fantástico sobre os Incas é que a próspera e influente civilização que eles criaram desenvolveu-se sem a roda, sem cavalos e sem outros animais de carga (apesar de existirem lamas nos Andes, estes não suportam grandes pesos) e sem escrita. Assim, para manter a sua cultura, os Incas dependiam da transmissão oral de geração em geração.

Parte da população Inca era um povo, divido em tribos (que falavam línguas diferentes), chamado Quechua e que hoje em dia são entre treze a dezasseis milhões de indivíduos. Os Quechua eram essencialmente agricultores, que vivam em pequenos grupos nas alturas. Com os espanhóis, a sua população reduziu drasticamente, assim como os seis milhões de Incas que habitavam os Andes nessa altura passaram a ser um milhão e meio.

Assim, é triste ver que os conquistadores espanhóis mataram, quer com as suas espadas quer com as suas doenças, um grande número de nativos. mas eles também reduziram a civilização Inca e a sua arte a um sussurro e esses, ao contrário dos números da população, não voltaram a crescer.

Espero ter ajudado


Kerulyn03: isso no final coloquei sem querer
Kerulyn03: desculpa
Perguntas similares