Respostas
A Souther Brazil Lumber & Colonization Company chegou em Três Barras em 1910 para beneficiar das madeiras retiradas ao longo da construção de uma estrada de ferro, gerando diversas consequências para a população.
Para a construção da estrada, diversos posseiros foram expulsos das terras a mando dos americanos. A serraria Lumber neste período foi responsável por retirar toda madeira extraída, gerando revoltas do povo sertanejo o que em 1912 culminaria na Guerra do Contestado, com a morte de mais de vinte mil pessoas.
A instalação da empresa foi devastadora, gerando grande desmatamento, sendo que a madeira de mais de 180.000 hectares foi vendida aos americanos, que a aproveitaram para construção de casas.
Um ponto positivo gerado pela empresa Lumber foi a construção de um dos melhores hospitais do Brasil para Três Barras, Alem da instalação de um projetor de cinema na cidade, sendo naquele período o terceiro do país.
Bons estudos!
As principais consequências da instalação da Lumber em Três Barras foram: a expulsão de posseiros das terras, retirada de toda a madeira ao longo do trecho da rodovia e desencadeou o conflito da Guerra Contestado que resultou em mais de 20 mil mortes.
Três Barras é um município do estado de Santa Catarina que antes de sua fundação era ocupada por índios Xocleng, tendo sido colonizado no ano de 1850. Foi povoado devido a construção da estrada de ferro pela Brazil Railway.
No ano de 1910 chegou a Três Barras a Souther Brazil Lumber & Colonization Company, do mesmo grupo da Brazil Railway.
Bons estudos!