Leia o texto a seguir para responder à atividade.
Provavelmente devido à proximidade com os perigos e a morte, os marinheiros dos séculos XV e XVI eram muito religiosos. Praticavam um tipo de religião popular em que os conhecimentos teológicos eram mínimos e as superstições muitas.
Qual opção apresenta conclusão incoerente para o texto acima?
Escolha uma:
a. Entre essas, figuravam o medo de zarpar numa sexta-feira e o de olhar fixamente para o mar à meia-noite.
b. Cristóvão Colombo, talvez o mais religioso entre todos os navegantes, costumava antepor a cada coisa que faria os dizeres: “Em nome da Santíssima Trindade farei isto.”
c. Apesar disso, os instrumentos náuticos representavam progressos para a navegação oceânica, facilitando a tarefa de pilotos e aumentando a segurança e confiabilidade das rotas e viagens.
d. Nos navios, que não raro transportavam padres, promoviam-se rezas coletivas várias vezes ao dia e, nos fins de semana, serviços religiosos especiais.
e. Constituíam expressão da religiosidade dos marinheiros constantes promessas aos santos, individuais e coletivas.
Respostas
Resposta:D
Explicação: Não era prático que padres fossem junto à tripulação para viagens, pois representavam bocas para se alimentar e água para ser bebida. Além disso, o texto diz que a superstição era mais forte que a teologia.
Os navios na época das colonizações constantemente levavam padres, tanto para as rezas coletivas entre os marujos como a para a cristianização dos povos que eram colonizados, era uma forma de silenciar a cultura dos povos indígenas, africanos e asiáticos (alternativa D).
As navegações e a cristianização
São processos importantes para a colonização pois conseguem embutir a cultura europeia em diferentes povos, facilitando o processo de dominação e exploração de um povo, esse é um dos motivos do crescimento do cristianismo em países colonizados pelos europeus.
Venha estudar mais sobre a colonização
https://brainly.com.br/tarefa/4394683
https://brainly.com.br/tarefa/537216
https://brainly.com.br/tarefa/3425146
#SPJ2