• Matéria: Português
  • Autor: wallseth
  • Perguntado 9 anos atrás

não precisa responder todas as que conseguir fico agradecido obg desde já 30 pontos gg

Texto 1. As janelas
Do vermelho ao verde todo amarelo morre
Quando cantam as araras nas florestas natais [ ...]
Aves chinesas de uma asa só voando em dupla
É preciso um poema sobre isso
Enviaremos mensagem telefônica
Traumatismo gigante
Faz escorrer os olhos
Garota bonita entre jovens turinenses
O moço pobre se assoava na gravata branca
Você vai erguer a cortina
E agora veja a janela se abre
Aranhas quando as mãos teciam a luz
Beleza palidez insondáveis violetas
Tentaremos em vão ter algum descanso
Vamos começar á meia- noite
Quando se tem tempo tem-se a liberdade
Marisco Lampreia múltiplos Sóis e o Ouriço do crepúsculo
Um velho par de sapatos amarelos diante da janela
Tours
As Torres são as ruas
[...]
Ó Paris
Do vermelho ao verde todo jovem perece
Paris Vancouver Hyére Maintenon Nova York e as Antilhas
A janela se abre como uma laranja
O belo fruto da luz. (de Guillaume Apollinaire. tradução de Décio Pignatari )
Texto 2: São Paulo
Adoro esta cidade
São Paulo do meu coração
Aqui nenhuma tradição
Nenhum preconceito
Antigo ou moderno
Só contam este apetite furioso esta confiança absoluta este otimismo
[ esta audácia este trabalho este labor esta especulação que fazem
[ construir dez casas por hora de todos os estilos ridículos grotescos
[ belos grandes pequenos norte sul egípcio ianque cubista
Sem outra preocupação que a de seguir as estatísticas
[prever o futuro o conforto a utilidade
[ a mais-valia e atrair uma grande imigração
Todos os países
Todos os povos
Gosto disso
As duas três velhas casas portuguesas que sobram
[são faianças azuis
( de Blaise Cendrars. Tradução de Teresa Thiieriot.)
Texto 3: O capoeira
- Qué apanhá sordado?
- O qué?
- Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada
( de Oswald de Andrade)
2) Outro traço de destaque na arte moderna como um todo é o urbanismo ou a modernidade como tema, isto é, a valorização das cidades, do trabalho, das fábricas e de situações cotidianas da vida. Na obra de alguns autores,também é valorizada a noção de progresso advindo da industrialização e das máquinas. A) Em qual ou quais dos poemas é abordado o tema do urbanismo? B) Em qual ou quais dos poemas se nota uma visão positiva a respeito do crescimento das cidades?
3) Outra das propostas dos modernismo é trabalhar com elementos - surpresa, insólitos. Outra ainda é a inclinação para o humor, a piada, a ironia,o sarcasmo,a irreverência.
A) Qual dos poemas dá mostras de humor e irreverência?
B) Qual ou quais dos poemas apresenta (m) elementos - surpresa ? Justifique sua resposta com elementos do texto.
4) Os poetas modernistas eram contrários a regras para criar. Propunham as " palavras em liberdade", o que significava não se prender a regras preconcebidas. No lugar da métrica, propunham o uso do verso livre ( sem um número predeterminado de sílabas poéticas); em vez de formas fixas, inventavam novas formas a cada novo poema.
A) Observe a métrica dos versos dos três poemas. Eles fazem uso do verso regular ou do verso livre?
B) Observe que o 6° verso do poema de Blaise Cendrars é bastante longo.Levando em conta os comentários do boxe " O desafio de verso livre ", interprete e explique: O que justifica o tamanho desse verso?
5) Outra manifestação da proposta de " palavras em liberdade" é o uso diferente da pontuação e de outras regras ortográficas.
A) Como se dá o uso da pontuação nesse textos?
B) Que regra gramatical é quebrada no modo como se apresenta o título do poema de Oswald de Andrade?
6) O modernismo brasileiro recebeu influência de várias correntes artísticas surgidas na Europa no início do século XX ; mas, em contrapartida, representou uma retomada do nacionalismo, introduzido em nossa literatura pelos românticos. Que elementos do poema de Oswald de Andrade podem ser associados á valorização da cultura brasileira?


alineonline: É preciso responder todas, caso contrário a resposta será dada como incompleta a será apagada.

Respostas

respondido por: sula0207
265
2) a- O urbanismo é encontrado no texto 2 onde fala de SP
b- encontramos uma visão positiva no texto 2
3)a- no texto 3 sobre o capoeira encontramos traços de humor
b-tem-se elemento surpresa no primeiro texto com a junção de imagens aparentemente desconexas ..... no trecho ...." Aves chinesas de uma asa só voando em dupla.... ,é preciso um poema sobre isso ,enviaremos mensagem telefônica ,taumatismo gigante.... "  .....note que não há conexão...tem as imagens e o assunto muda a todo momento como se ele estivesse se lembrando de fatos e pondo no papel.
b-Não se prender a regras fixas significa que eles não se utilizavam dos padrões pré-estabelecidos aos quais a maioria dos autores seguia, Queriam uma liberdade de estilo sem ter que falar sempre da mesma coisa( exemplificando....no Romantismo, eles falavam daquele sentimento exagerado, do amor inatingível.....) e todos autores seguiam a mesma linha de escrita. Já os modernistas apregoavam liberdade de escrever sobre variados temas sem seguir regras ou métricas.
4)
a- versos livres
b-por não seguir métrica nem tampouco rimas, os versos longos trazem ao texto apenas ritmo e musicalidade.É como se fosse uma fala, onde não se seguem regras de contagem e nem de versos. Os autores modernos tendem a quebrar frases ao meio, tendem a deixar palavras soltas e por muitas vezes sozinhas nas linhas  e não utilizarem um verso inteiro em uma única linha.
5)
a- A pontuação não se dá, ou seja, por serem versos livres e as palavras ficarem truncadas e muitas vezes soltas, eles também não seguem nenhuma pontuação. Vemos no texto que o ritmo sai como uma fala, sem pausas, sem espanto, sem perguntas.....Somente no texto 3 encontramos pontuação no diálogo entre os capoeiras.
b-Penso eu que teria que ser capoeira com C maiúsculo, pois capoeira luta é um substantivo comum, mas O Capoeira, é o nome de um cidadão, e por ser substantivo próprio, deveria vir com letra maiúscula.
6)
a) a própria capoeira que era uma dança, um jogo dos escravos. Esse poema mostra um soldado afrontando um escravo negro e a luta entre eles.Mostra , claramente, a cultura e a exploração do negro no Brasil.Sua linguagem é simples e popular  e demonstra como os escravos falavam .
respondido por: marigiorgiani
38

Resposta da 2 - a)

O urbanismo é mais abordado no texto 2 - "São Paulo", que fala sobre as construções, sua estética (cubista), arquitetura...

"Contam apenas esse apetite furioso essa confiança absoluta esse otimismo essa audácia esse trabalho esse labor essa especulação que fazem construir dez casas por hora de todos os estilos ridículos grotescos belos grandes pequenos norte sul egípcio ianque cubista"

Resposta da 2 - b)

Uma visão positiva a respeito do crescimento das cidades é encontrada no texto 2, também, pois fala sobre a imigração e miscigenação dos povos e nações, da influência da arquitetura europeia na cidade, bem como da estética cubista. Isso é traduzido em confiança absoluta e otimismo. Por fim trata-se de uma mistura de tradição histórica e esperança de um futuro de riquezas.

"Sem outra preocupação além de seguir as estatísticas prever o futuro o conforto a utilidade a mais-valia e atrair uma grande imigração

Todos os países

Todos os povos

Amo isso"

Resposta da 3 - a)

O poema que dá mostras de humor e irreverência é o texto 3 - "O Capoeira", que faz uso de linguagem coloquial, inclusive escrita da forma como é dita (Qué apanhá?), bem como faz uma associação com o "enquadro" do policial no dançarino ("Pernas e cabeças na calçada.")

Resposta da 3 - b)

Elemento surpresa é encontrado principalmente no primeiro texto - "As janelas", com a junção de imagens aparentemente desconexas.

Exemplo: O trecho "[...] Aves chinesas de uma asa só voando em dupla [...] ,é preciso um poema sobre isso, enviaremos mensagem telefônica, traumatismo gigante[...] "

Ou seja, podemos notar que não há uma conexão. O assunto muda a todo momento, como se ele estivesse se lembrando de fatos e colocando no papel de forma aleatória, sem seguir qualquer padrão.

Resposta da 4 - a)

Nos três poemas encontramos uso de verso livre.

Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas.

Cuidado para não confundir versos livres com versos brancos. O verso livre é autônomo em relação aos esquemas métricos, mas esta autonomia é relativa, uma vez que a poesia não deixa nunca de integrar-se numa certa musicalidade e num certo ritmo.

Resposta da 4 - b)

Por não seguir métrica tampouco rimas, os versos longos trazem ao texto apenas ritmo e musicalidade. É como se fosse uma fala, onde não se seguem regras de contagem e nem de versos.

Os autores modernos tendem a quebrar frases ao meio, tendem a deixar palavras soltas e por muitas vezes sozinhas nas linhas  e não utilizarem um verso inteiro em uma única linha.

Resposta da 5 - a)

A pontuação não se dá. Ou seja, por serem versos livres e as palavras ficarem truncadas e muitas vezes soltas, eles também não seguem nenhuma pontuação. Vemos no texto que o ritmo sai como uma fala, sem pausas, sem espanto, sem perguntas. Somente no texto 3 podemos  encontrar pontuação no diálogo entre os capoeiras.

Quando falamos em versos livres, diretamente estamos falando de uma importante característica da literatura moderna e contemporânea, tendo em vista que os autores que faziam uso destes versos tinham como objetivo a criação de algo novo, algo inovador que rompesse com os padrões clássicos das formas poéticas tradicionais.

Resposta da 5 - b)

Capoeira deve ser escrito com C maiúsculo, pois capoeira luta é um substantivo comum, mas O Capoeira é o nome (ou apelido) de um cidadão, e por ser substantivo próprio deveria vir com letra maiúscula.

Substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes. São escritos com letra maiúscula.

Resposta da 6)

A própria capoeira que era uma dança, um jogo dos escravos. A capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil.

Esse poema mostra um soldado afrontando um escravo e a luta entre eles. Mostra, claramente, a cultura e a exploração do negro no Brasil. Sua linguagem é simples e popular e demonstra como os escravos falavam .

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19204463

Anexos:
Perguntas similares