• Matéria: História
  • Autor: skaipira
  • Perguntado 7 anos atrás

No que diz respeito aos antecedentes da guerra, podemos destacar o imperialismo. defina oque foi.
(1 guerra mundial)

Respostas

respondido por: Ynstalingrado
2

Resposta: O imperialismo foi uma política de expansão territorial e de dominação de um Estado sobre outro ou outros.

Explicação: Primeiro vamos entender o que foi o movimento imperialista, e quais Países adotaram essa política.  No continente Europeu, concentravam-se grandes potencias como Portugal, França e Inglaterra que queriam dominar politicamente e economicamente todo o mundo.

(Talvez seja pela seleção natural e pelo nosso instinto primitivo de sobrevivência que nos foi concedido nos primórdios do tempo, que em certo momento, nos vemos com a necessidade de ser melhor do que o outro. Mas vamos nos concentrar no que podemos ter certeza).

A cultura e a era iluminista (1700 – 1800) efetivaram enorme influencia no movimento imperialista. E usaram varias teorias da época como desculpa de seus atos.

Principalmente A teoria de Charles Darwin (um naturalista britânico) que propôs a evolução biológica através seleção natural, isto é, a evolução dos animais e plantas sem a interferência humana na natureza, um ciclo totalmente natural aonde as espécies mais evoluídas sobrevivem e as menos evoluídas perecem.  

Vamos entender isso. É no século XVIII que ocorre o que é chamado de Primeira Revolução Industrial, inicialmente concentrada apenas na Inglaterra, isto fez com que os ingleses começassem a buscar colonizar outros territórios com o objetivo de conseguir matéria prima, mão de obra e mercado consumidor (buscavam conseguir isso usando políticas de dominação sobre outros territórios).  

Mas a população Inglesa também era explorada já que a revolução industrial deixou milhares de trabalhadores desempregados e os que tinham emprego viviam e trabalhavam em situações precárias. Devido a tenção interna do país, para evitar uma possível revolta do povo em relação a tratamentos desumanos, propagaram a ideia de que deviam levar a evolução para outros lugares.

Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixando feridas difíceis de curar.

Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra.

Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.

A competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas; porém, levaram ao fracasso muitas outras. Empresas mais fraca foram compradas ou faliram, enquanto que as grandes ficaram maiores ainda.

Os chamados monopólios (grandes empresas) passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais. Desejavam matérias-primas (minério, algodão, cacau), mão-de-obra barata (para trabalhar nas minas com salários reduzidos e lucros para os patrões) e mercados consumidores.

Para conseguir tudo isso as empresas (monopólios) precisavam investir capital em outros lugares do mundo e criar impérios econômicos (principalmente em países de economia mais frágil) e tudo isso com a ajuda de seus respectivos governos.

Economistas alemães e ingleses do início do século XX chamaram essa nova fase do capitalismo mundial de Imperialismo.

Obrigado, bons estudos!


skaipira: obrigadaa
Perguntas similares