Leia o excerto a seguir:
“Um algoritmo e, posteriormente, um programa, recebe dados que um usuário digita. Tais dados são armazenados no computador, na memória principal, para serem utilizados no processamento dos programas”.
ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. de. Fundamentos da Programação de Computadores : Algoritmos, Pascal, C, C++ e Java. 3. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2012. p. 9.
Com base nesses dados, podemos obter valores diferenciados, ou ainda, os valores permanecerem os mesmos. Considerando o exposto e o conteúdo abordado no texto-base, analise as afirmativas a seguir:
I - Variáveis são a representação simbólica de elementos que podem variar ao longo da execução de um algoritmo.
II - Constantes possuem um valor fixo, e que não se alteram ao longo da execução das funcionalidades de um algoritmo.
III - As variáveis podem ser classificadas como numéricas, lógicas e literais, e aceitam símbolos especiais em sua composição.
IV - O número de Euler não é considerado um valor constante, pois possui, como valor aproximado, 2,718281828459045235360287.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa: I e II, apenas.
Explicação:
Variáveis, como o próprio nome diz, são coisas mutáveis, que variam de acordo com a situação e o decorrer do algoritmo. Já as constantes, como o nome também diz, são dados imutáveis, quais iniciam de uma forma e até o fim do algoritmo mantém seus valores originais de inicio.
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
A afirmativa I está correta, pois uma variável representa uma posição de memória, possuindo nome e tipo, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo, durante a execução de um programa. A afirmativa II está correta, pois um dado constante é um valor fixo, ou seja, não se altera ao longo da execução de um algoritmo, tendo o mesmo valor do início ao fim, podendo ser uma constante numérica, lógica ou literal.
ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. de. Fundamentos da Programação de Computadores : Algoritmos, Pascal, C, C++ e Java. 3. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2012. p. 9.