O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é?
Respostas
Resposta:
a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
Explicação:
O fundamento desse lirismo é uma melancolia que inviabiliza qualquer possibilidade de reação diante da perda, confirmado nos versos: “Do leito embalde no macio encosto/ Tento o sono reter!... já esmorece/ O corpo exausto que o repouso esquece.../Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”.
Letra B: certamente o núcleo temático do soneto citado é típico da conhecida segunda geração romântica, conhecida por sua imensa carga melancólica e dramática, de modo que esse lirismo nos leva a uma reflexão sobre as perdas, declínios, tragédias e tudo aquilo que poderia mas não se concretiza, o que de bom poderia ter sido, mas por fim, não foi.
Acerca do contexto geral e também brasileiro do Romantismo, temos como características do mesmo o grande subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, dramaticidade acentuada, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byronismo.