Uma vez que a terapia periodontal foi finalizada, o paciente é colocado em um programa de visitas periódicas de manutenção para prevenir a recorrência da doença. A transferência de um paciente da fase de tratamento ativo para a fase de suporte/manutenção, requer tempo e empenho do dentista e auxiliar. Leia atentamente as afirmativas a seguir.
Respostas
Aonde está as afirmativas?
Resposta:
I- Acredita-se que a recorrência da doença periodontal estaria associada com a remoção completa da placa supragengival, assim ela se desenvolve dentro da bolsa e pode levar à perda continuada de inserção óssea.
II- O desbridamento da bolsa não elimina os componentes da microbiota subgengival associados à gengivite, dessa forma os patógenos não voltam de maneira nenhuma aos níveis basais em dias ou meses.
III- O intervalo entre as consultas de terapia de manutenção é definido inicialmente de 3 em 3 meses, mas pode variar de acordo com as necessidades dos pacientes.
IV- No retorno de manutenção devemos analisar a higiene oral dos pacientes, mobilidade dentária, envolvimento de furca, sangramento a sondagem e questões sistêmicas e fumo.
Explicação:
III e IV corretas