• Matéria: Biologia
  • Autor: AirotivXD
  • Perguntado 7 anos atrás

Como a ciência pode ser usada para reforçar ou eliminar preconceitos?​

Respostas

respondido por: Helpsthee
6

Explicação:

Diversos estudos já demonstraram que o período do sono pode ser usado para reativar memórias esquecidas ou consolidar novas. Agora, cientistas estão tentando usar esse potencial para eliminar preconceitos de raça e gênero das mentes das pessoas. Uma pesquisa da Universidade Northwestern divulgada nesta quinta-feira indica que o uso de treinamentos contra-esteriótipos podem ser potencializados com interferências durante períodos de sono profundo.

— Sons tocados durante o sono podem produzir memórias relativamente melhores para informações inseridas durante o sono. Por exemplo, nós usamos esse procedimento para melhorar seletivamente a memória espacial, como aprender a localização de objetos, e na memória da habilidade, como para aprender a tocar teclado — disse Ken Paller, autor do estudo e professor de psicologia na Northwestern.

Essa técnica foi aplicada em treinamentos contra-estereótipos, que também já provaram eficácia para reduzir temporariamente preconceitos inconscientes ou implícitos, como a preferência por contratação de um homem em vez de uma mulher, ou de um branco em vez de um negro, mesmo com as mesmas qualificações.

— Esse tipo de aprendizagem se enquadra na categoria do hábito — disse Paller. — Assim, além da aprendizagem espacial e de habilidades, podemos incluir hábitos como outro tipo de aprendizagem que depende do processamento da memória durante o sono.

respondido por: jeanjr7
7

Por exemplo, preconceito de raça a ciência, através do DNA, comprovou que a diferença de DNA, entre os seres humanos é pequena, se eu não me engano 1%, é tão insignificante, que não existe mais esse negócio de raça, agora se fala em etnias.

Perguntas similares