• Matéria: Ed. Física
  • Autor: luansouza70690
  • Perguntado 7 anos atrás

Curiosidades da ginastica laboral

Respostas

respondido por: cavalcantenic
4

Resposta:

A pessoas que trabalham em empresas de pequeno, médio ou grande porte, que contam com carga horária de trabalho de oito horas por dia, tendem a cumprir tarefas que indicam a mesma posição, com esforço repetitivo nos cinco dias da semana.

Sendo assim, o colaborador não tem muito tempo livre para fazer exercícios físicos e manter uma excelente saúde física e mental, pois o esforço repetitivo das tarefas também leva à estafa mental.

Em função disso, as empresas adotam a Ginástica Laboral como uma forma positiva para proporcionar o bem estar de todos e minimizar também os danos à saúde dos colaboradores.

Como é feita a Ginástica Laboral?

Aplicada dentro do ambiente de trabalho, em horários determinados, ela é a combinação de de técnicas de respiração, alongamento e reeducação postural que proporcionam o bem estar físico e menta. Essa iniciativa diminui o afastamentos dos colaboradores, por problemas de saúde e ainda gera bem estar a todos.

Com a aplicação da Ginástica Laboral as doenças relacionadas ao trabalho, como os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são minimizadas. Além disso, o convívio com os colegas de trabalho é melhorado e estimulado a criar entrosamentos e, a autoestima dos participantes fica mais elevada pelo cuidado e o bem estar que a ginástica proporciona a todos.

Veja o que a Ginástica Laboral oferece:

• Prevenção de doenças por esforço repetitivo;

• Promoção do bem-estar;

• Melhora da autoestima;

• Evitação do sedentarismo;

• Aumento da produtividade;

• Melhora da resistência física;

• Geração da motivação e disposição no trabalho;

• Promoção da união e integração do grupo de trabalho;

• Redução de faltas e afastamentos por problemas de saúde.

Explicação:

Com tantos benefícios que essa atividade pode proporcionar a você, quando houver a chamada para a Ginástica Laboral em sua empresa, compareça com disposição para usufruir dessa prática feita em grupo que proporciona um momento de descontração, com o cuidado e atenção que a sua saúde merece.

respondido por: pablohenriquedeolive
4

Resposta:

Os movimentos pró-ginástica laboral já eram praticados desde a década de 60, em diversos países como Bulgária, antiga Alemanha Oriental, Suécia e Bélgica. Mas, foi somente no Japão que a Ginástica Laboral consolidou-se como prática obrigatória nas indústrias e serviços. Nos EUA, desde 1974, aproximadamente 50 mil empresas realizam programas diários de ginástica durante a jornada de trabalho (Sesi, 1996).

No Brasil, a Ginástica Laboral foi introduzida em 1969 por executivos nipônicos na Ishikawajima do Brasil Estaleiros S.A. (Ishibrás), localizada no Rio de Janeiro, e era realizada com 4.300 funcionários no início do expediente, divididos em grupos, ao ar livre, de acordo com a sessão a que pertenciam. A Ginástica Laboral tinha, ao todo, 8 minutos de duração (Ministério da Educação, 1990, p.193).

Entre os anos de 1990 e 2000, mais especificamente de 1995 em diante, a Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um bom instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais (Lima, 2003).

Segundo Dias (1994), a Ginástica Laboral consiste em exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho, e atuam de forma preventiva e terapêutica. A autora afirma que essa ginástica não sobrecarrega e não leva o funcionário ao cansaço porque é leve e de curta duração.

De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Esses exercícios devem ser dosados de modo que se obtenham esse aquecimento e a oxigenação necessária à melhoria do estado físico geral. Ainda conforme o Ministério da Educação (1990), o programa da Ginástica Laboral envolve outros objetivos, como promover maior disposição para o trabalho, maior capacidade respiratória, vitalidade muscular e mental, além de descontração no ambiente/ relações de trabalho.

Explicação:

Perguntas similares