faça um breve comentário sobre o desdobramento dessa conjuntura ainda dentro do período da ditadura militar que foi ocorrido dia 25 de outubro de 1985 que o jornalista saiu para depor logo após apareceu morto falava que era suicídio. ocorreram a partir daí outros suicídios
Respostas
Resposta:
Explicação:O jornalista Vladimir Herzog naturalizado no Brasil, teve sua morte no Exército - DOI CODI no exército com Laudo expedido pela Polícia de São Paulo, que dizia que Vladimir Herzog se enforcou com uma tira de amarrada a uma grade. Entre algumas falhas apontadas a fotos mostrando que os pés do prisioneiro tocavam o chão e os joelhos estavam flexionados o que era imposição pra um enforcamento. Vladimir Herzog era judeu e na tradição judaica, suicidas são sepultados separadamente, no entanto por indícios corporais até mesmo o líder da comunidade, decidiu que Vladimir seria enterrado no não como suicida o que contradiz com a versão divulgada como oficial na época de que seria suicídio. Com tamanha repercussão as noticias de sua morte se espalharam de forma a causar um intenso mover na população buscando a volta da democracia, pois o suicídio existia,mas nunca foi tão corriqueiro aos prisioneiros do DOI-CODI.Só em Em vinte e quatro de setembro de 2012, o registro de morte de Vladimir Herzog foi retificado, passando a constar que a morte foi decorrente de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do Exército Brasileiro em São Paulo- DOI-CODI, no ano de 2018 onde a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por negligência na investigação do assassinato.
O processo de redemocratização no Brasil foi lento e gradual, todavia marcado por uma oposição irreverente ao que muitos foram submetidos a diversos tipos de tortura e censura.Portanto hoje só é possível comprovar tais acusações pois muitos contestaram e fizeram valer a verdade.