Fatec-SP) A Teoria da Tectônica de Placas afirma que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera, está fracionada em um determinado número de placas tectônicas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais. Em faixas de contato onde ocorrem choques entre as placas tectônicas, uma placa submerge sob outra placa.Esse fenômeno, conhecido como subducção ocorre em bordas:
a.
conservativas, pois uma placa tectônica, ao deslizarao longo de outra, provoca o desmoronamento doassoalho oceânico.
b.
construtivas, devido à ação de forças, verticais ou inclinadas,sobre as placas tectônicas que as fraturam,gerando as falhas.
c.
destrutivas, quando a pressão entre as placas tectônicasfaz com que uma delas mergulhe debaixo da outra.
d.
divergentes, em decorrência de erupções vulcânicasque colaboram com a deformação e ruptura das placastectônicas.
e.
transformantes, em função do movimento lateral dalitosfera, que provoca o rebaixamento e o soerguimentodas placas tectônicas.
Respostas
c. destrutivas, quando a pressão entre as placas tectônicas faz com que uma delas mergulhe debaixo da outra.
A subducção é um dos movimento das placas tectônicas que ocorre quando uma placa mergulha enquanto a outra passe por cima dela, assim é um movimento destrutivo e que causa muita pressão.
Assim como outros movimentos tectônicos esse também permite que haja mudanças no relevo em seu período de maior movimentação, e assim faz com que haja tremores em áreas próximas que podem ser muito fortes ou bem fracos.
Resposta:
Letra C. Destrutivas, quando a pressão entre as placas tectônicas faz com que uma delas mergulhe debaixo da outra.
Explicação:
Limites convergentes (ou bordas destrutivas) entre placas de diferentes densidades proporcionam o mergulho da mais densa em direção ao manto. Como resultado, são formadas cordilheiras e fossas submarinas.