• Matéria: Sociologia
  • Autor: wanerivis
  • Perguntado 7 anos atrás

"A relação entre as desigualdades sociais e as questões raciais voltou a ser analisada na década de 1950, numa perspectiva que envolvia a situação dos negros na estrutura social brasileira. São exemplos os trabalhos de Luiz de Aguiar Costa Pinto (1920-2002), que em 1953 publicou o "Negro no Rio de Janeiro"; Roger Bastide (1898- 1974) e Florestan Fernandes (1920-1995), que também em 1953 lançaram o livro "Negros e Brancos em São Paulo"..." (TOMAZI, N.D. Sociologia para o ensino médio. SP: Saraiva, 2013). A passagem acima ilustra alguns trabalhos na dimensão das desigualdades sociais, que de um plano geral, sempre estiveram em questão no Brasil. Sobre esse assunto marque a alternativa correta: A) No Brasil, o fato das escolas públicas atenderem toda a população existe uma igualdade na educação nacional e no acesso as universidades. B) As políticas afirmativas são consideradas políticas de discriminação positiva, pois elas buscam afirmar a diferença para produção da igualdade, garantindo a essa parcela da sociedade o acesso a esses bens materiais e imateriais. C) As políticas afirmativas, surgiram da luta de movimentos sociais ligados aos grupos hegemônicos (como a burguesia) engajados na garantia dos direitos aos públicos excluídos, como o movimento negro. D) No Brasil, as políticas afirmativas são desnecessárias, devido a igualdade de distribuição de bens culturais. E) No Brasil, as políticas afirmativas são desnecessárias, devido a igualdade de distribuição de renda.

Respostas

respondido por: Matheusieti
6

Alternativa B.

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Assim, alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:

O aumento das desigualdades;

As diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.

Perguntas similares