Nos últimos dois anos, o Brasil tem assistido a uma radicalização das posições políticas, agrupadas em favoráveis ou contrários ao governo federal. Os grupos não têm se restringido à defesa de suas ideias e argumentações contrárias às do outro grupo. insultos em locais públicos, agressões, e excessos em redes sociais se tornaram frequentes. Muitos analistas têm comparado estes comportamentos ao fascismo. Considerando o que você estudou, justifique esta comparação.
Respostas
O fascismo consiste em uma prática governamental que fez prevalecer o conceito de nação e de raça em um Estado, forte e centralizado, representado pela figura de um ditador.
O fato de existir um movimento de discordância e que ele seja ouvido já é uma característica da democracia.
Porém, a verbalização de insultos e a intolerância devem ser repudiados, pois é direito de todos exercerem sua liberdade de fala, contanto que não atinja a dignidade de outrem.
O fascismo propõe a unidade a qualquer custo, não tolera a divergência de opiniões. E, ao longo da história, os regimes fascistas censuraram e perseguiram as pessoas que não concordavam com seus princípios. Por isso, ações de intolerância como as descritas no texto têm sido comparadas ao fascismo.