• Matéria: História
  • Autor: esasgtcarneiro
  • Perguntado 7 anos atrás

O pensamento filosófico grego expandiu-se para além dos limites territoriais locais com o passar do tempo. Se, em um primeiro momento, a atuação de Sócrates foi restrita, a circulação de Platão e o impacto de sua Academia de Atenas sobre a formação de pensadores como Aristóteles repercutiu para outros espaços e civilizações.
Diante diante esse contexto, analise as afirmações a seguir.

I – A fundação de colônias e o estabelecimento de relações comerciais com outros povos expandiu o alcance do pensamento grego.
II – A conquista da Macedônia pelos gregos possibilitou a ampliação dos espaços e povos que tomaram contato com a cultura grega.
III – As Cruzadas promovidas pelos cristãos contra os muçulmanos e o Renascimento Cultural europeu possuíam elementos da cultura grega.

Respostas

respondido por: jalves26
5

As alternativas I e III são verdadeiras.

Analisando cada item:

I - Verdadeiro, pois a fundação de colônias e o estabelecimento de relações comerciais com outros povos permitiu que o pensamento grego fosse levado para outros povos, como os macedônios e os romanos.

II - Falso, pois não foram os gregos que conquistaram a Macedônia, mas o contrário.

III - Verdadeiro - O Renascimento cultural retomou valores da Antiguidade Clássica, ou seja, trouxe de volta pensamentos da cultura greco-romana, como a valorização do ser humano e o racionalismo.

E uma das coisas que ajudou no surgimento do Renascimento foram as Cruzadas, que ampliou o contato cultural entre Europa e Oriente, aumentando o conhecimento Ocidental.

Perguntas similares