Uma empresa enfrenta obstáculos econômicos, gerenciais e institucionais ao se tornar internacional ou multinacional. Dentre os riscos descritos a seguir, relativos à expansão da empresa, um deles diz respeito aos riscos políticos. Assinale a alternativa correta.
a) Constituem-se nas diversas diferenças entre países, como o acesso às matérias-primas, gaps gerenciais e níveis de capacitação para a execução da estratégia.
b) São as flutuações das diferentes moedas diante da valorização ou desvalorização do câmbio que os governos locais adotam, o que dificulta a execução da estratégia.
c) São promovidos por barreiras comerciais impostas pelos governos locais, interferindo nos custos logísticos, o que inviabiliza as operações.
d) São promovidos pela diversidade cultural existente em cada país, pois o governo não abre mão dos seus valores em benefício de uma empresa.
e) São aqueles relativos à instabilidade nos governos nacionais e à guerra, tanto civil quanto internacional.
Respostas
Resposta:
LETRA E
Explicação:
São aqueles relativos à instabilidade nos governos nacionais e à guerra, tanto civil quanto internacional.
Resposta:
Letra E.
Explicação:
De acordo com a classificação de Hitt, Ireland e Hoskisson, entre os riscos relativos à expansão da empresa que dizem respeito aos riscos políticos estão os referentes à instabilidade nos governos nacionais e à guerra, tanto civil quanto internacional. As demais são incorretas, pois acesso à matérias-primas, gaps gerenciais e níveis de capacitação não são riscos políticos, são gerenciais. Também as diferenças entre moedas e flutuação de câmbio não são riscos políticos e sim econômicos. Já as barreiras comerciais não são riscos políticos, mas de administração, ao passo que diversidade cultural não é risco político, é gerencial.