Respostas
Resposta:
Explicação:
A história do Brasil precisa ser revista. Um grande exemplo é a data da independência do Brasil que ocorreu verdadeiramente na Bahia.
O sete de setembro foi apenas a data quando D. Pedro declarou que não obedecia mais a Portugal. Mas, as lutas para expulsar os portugueses e libertar o Brasil, se deu na Bahia, em 2 de julho de 1823, quando ocorreram as sangrentas batalhas onde o bravo povo baiano expulsou definitivamente os portugueses do Brasil, pois as tropas leais a Portugal se concentravam em Salvador e se organizavam para receber reforços diretamente da corte portuguesa.
Entre as Heroínas e Heróis do 2 de julho, devemos destacar:
- Joana Angélica, a freira que se colocou na frente dos soldados portugueses que queriam invadir o
Convento da Lapa a procura dos rebeldes, e disse a célebre frase: " Para trás canalhas, só entrarão na casa do Senhor sobre meu cadáver". E assim, foi morta a golpes de baioneta, uma espécie de punhal que fica na ponta do fusil.
- Maria Quitéria de Jesus Medeiros, filha de fazendeiros portugueses, nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1792. Ela se tornou a heroína mais respeitada de toda a Guerra da Independência quando, vestida de homem e usando o nome do cunhado, José Cordeiro de Medeiros, lutou com bravura na saga baiana para derrotar os colonizadores portugueses e consolidar a independência do Brasil. Hoje, Maria Quitéria é reconhecida como a patrona do quadro complementar de oficiais do Exército brasileiro.
- O corneteiro Lopes - Em uma das muitas batalhas, onde os baianos já sem forças, o corneteiro recebeu a ordem de recuar. Provavelmente, indignado com a derrota, o corneteiro lopes tocou a ordem contrária, de avançar e degolar. Quando os portugueses viram os soldados baianos avançarem ferozmente, bateram em retirada apavorados.