O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações europeias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava a possibilidade de fortalecimento do Estado por meio da expansão de suas atividades mercantis. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019. Quais foram os motivos que tornaram Portugal um país pioneiro dentro deste contexto de competição na Europa?
A) O apoio da Igreja Católica que financiava as expedições portuguesas pelo Atlântico.
B) A falta de interesse das principais potências europeias como França e Inglaterra em disputar territórios pra além da Europa.
C) A descentralização política de Portugal que reduziu as burocracias necessárias para dar início às expedições marítimas.
D) A formação de um Estado Nacional, que concedeu todos os suportes necessários para as expedições e foi capaz de unir interesses dos diversos setores sociais.
E) O aumento já no século XV de universidades portuguesas, o que possibilitou avanços científicos que levaram Portugal a ser o único pais com cientistas como navegadores.
Respostas
respondido por:
19
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja: D) A formação de um Estado Nacional, que concedeu todos os suportes necessários para as expedições e foi capaz de unir interesses dos diversos setores sociais.
Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a como se dá as principais perspectivas relacionadas as grandes navegações.
Nesse sentido, veja que elas foram possibilitadas tendo em vista o apoio do rei nas expedições.
Além disso o fato de Portugal ter uma grande parte do ser território coberto pelo mar auxiliou.
espero ter ajudado!
respondido por:
2
Resposta:
OPÇÃO (A)
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás