• Matéria: História
  • Autor: GrazyFSantana
  • Perguntado 7 anos atrás

A) Por que a dissolução das propriedades comunais no México não atingiu o objetivo que se pretendia?
B) Há semelhanças entre o processo descrito neste texto e a situação dos indígenas na Argentina, abordada no texto Campanhas do Deserto, da seção Amplie seu conhecimento deste capitulo? Justifique.

Respostas

respondido por: barbosaoliveira007
24

Resposta:

Liberdade não é um conceito entendido de forma única.

Tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de fulgurantes nações livres que seriam exemplos para o resto do universo. Mas, principalmente, nações livres para comerciar com todos os países, livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, de desabrochar do novo mundo.

Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses.

Para outros dominados e oprimidos, com os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próxima da questão da terra.

Na década de 1810, os lideres da rebelião camponesa mexicana, clamava por terra para os deserdados.

A) Segundo a autora, cada grupo tem uma visão própria de liberdade. Cite exemplos dessa afirmação retirados do texto.

B) Debatam e opinem: o que é preciso para que um país seja independente? E um indivíduo?

Explicação:

Perguntas similares