O materialismo histórico está entre as principais teorias que se dedicaram a explicar a sociedade capitalista, seu surgimento e consolidação. A ênfase dessa abordagem, na análise de Karl Marx, está na divisão entre classes sociais para produção da vida material e as influências dessa divisão nas relações sociais. Considere as afirmações abaixo sobre o tema:
I São as divisões de classe que formam, para Marx, a estrutura social. A sociedade está dividida em classes sociais, é na disputa de classes que se dá a hegemonia do poder na sociedade.
II A divisão social e luta de classes constituem as condições materiais de existência, o que o autor chama de modo de produção; estes, por sua vez, variam ao longo da história.
III Para Marx, a sociedade é determinada pela ideologia vigente em cada época, sendo que a ideologia reproduz a cultura. Cultura, para o autor, faz parte da infraestrutura da sociedade.
Assinale a alternativa correta.
A) Estão corretas as afirmações I e II.
B) Está correta a afirmação I.
C) Estão corretas as afirmações I e III.
D) Está correta a afirmação III.
E) Está correta somente a afirmação II.
Respostas
O materialismo histórico trata os modos de produção. Deste modo, ele busca explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando fatores práticos e materiais. Apenas a alternativa III.
Como Marx notou a estrutura social?
Na realidade, a luta de classes define parte do caráter social, onde o indivíduo está inserido nesse processo, sob a condição de proletário, ou como parte da burguesia.
Por fim, parte dessa visão se organiza através do ambiente social, como o organismo e os fenômenos físicos que se relacionam ao conjunto completo da sociedade e da cultura, por isso para essa escola de pensamento a matéria está em uma relação dialética com a sociedade..
Mais sobre as reflexões Marxistas:
https://brainly.com.br/tarefa/22647331
#SPJ2
Para Marx, a sociedade é determinada pela ideologia vigente em cada época, sendo que a ideologia reproduz a cultura. Cultura, para o autor, faz parte da infraestrutura da sociedade (D).
A teoria marxista
Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
A classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.
Saiba mais sobre Marx em: https://brainly.com.br/tarefa/44070357
#SPJ5