1)
A memória está nos próprios alicerces da História, confundindo-se com o documento, com o monumento e com a oralidade. Mas só muito recentemente se tornou objeto de reflexão da historiografia. Só no fim da década de 1970 que os historiadores da Nova História começaram a trabalhar com a memória.
O que é a memória? Assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)
A memória é a capacidade de armazenar informações, atualizar impressões ou informações passadas, ou reinterpretadas como passadas.
b)
A memória é a capacidade de reter informações e lembrar do passado tal como aconteceu, a memória não modifica-se.
c)
A memória é a capacidade do indivíduo recriar o passado a partir da imaginação mas sem relação com a retenção de dados.
d)
A memória está relacionada com a repetição diária de ações, os hábitos e usos de objetos, a memória apenas repete dados.
e)
A memória está relacionada às lembranças do passado, fatos marcantes e significativos, a memória não relaciona-se com os hábitos diários.
2)
O conceito de identidade vem levantando muitas questões em diversos campos das ciências humanas. Sua origem remete à Filosofia e à Psicologia, mas hoje a Antropologia tem sido uma das ciências mais prolíficas em seu estudo. Além disso, a área interdisciplinar conhecida como Estudos Culturais – um dos principais frutos da pós-modernidade nas ciências humanas e sociais – também tem questionado a construção de identidades sob os prismas mais diversos: sociológicos, linguísticos e por meio da teoria da comunicação. (SILVA & SILVA, 2010, p. 202)
Sobre o conceito de identidade, avalie as afirmativas a seguir:
I. A identidade é construída tendo o outro como referência, para isso apresenta os critérios, como aceitabilidade, admissibilidade e credibilidade como elementos constitutivos desse processo.
II. Ao reconhecer o "eu" em oposição ao "outro" inicia o processo de identidade, tanto individual como coletiva.
III. A aceitação, o reconhecimento das experiências, anseios comuns, de características, as semelhanças são o que geram o reconhecimento e o pertencimento à um grupo em oposição à outro.
IV. A identidade é algo sólido e não pode ser alterado, o indivíduo nasce, cresce e morre tendo uma identidade única e insubstituível.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas IV.
b)
Apenas I, II e III.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas I e IV.
e)
Apenas II e III.
3)
Não é de admirar que, do instrumento comum, nem todos aproveitam do mesmo modo. Todavia quando tentamos explicar essa diversidade, voltamos sempre a uma combinação de influências que são, todas, de natureza social. (HALBWACHS, 1990, p. 51)
Sobre a memória individual, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)
A memória individual não pode ser confundida com a memória coletiva, pois são memórias que não se relacionam.
b)
A memória individual é a capacidade do indivíduo de aprender, a partir das repetições, as atividades mecânicas do dia a dia.
c)
A memória individual se contrapõe e até questiona a memória coletiva, pois não sofre influência da mesma.
d)
A memória individual é um ponto de vista sobre a memória coletiva, e esse ponto de vista muda de acordo com o lugar que o indivíduo ocupa.
e)
A memória individual é a que determina a identidade do grupo, pois a liderança decide os componentes de cada grupo
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1A-2B-3D-4D
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás