Karl Radek, um militante comunista espantado com os resultados eleitorais do partido nazista em 1930, chamou a atenção para o fato de que se tratava de um “partido sem história”, desconhecido da literatura burguesa e da socialista, uma ilha isolada na política alemã. Na realidade, novo enquanto partido, o NSDAP [Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores – Nazista] estava agrupando muitas propostas que nacionalistas, conservadores e até mesmo esquerdistas vinham levantando há tempos na Alemanha. O resultado final desse amálgama redundou num projeto contrarrevolucionário.
LENHARO, Alcir Nazismo – O triunfo da vontade.
a) O que levou este partido sem tradição ao poder na Alemanha?
b) O autor define o partido Nazista como contrarrevolucionário. Que revolução estava combatendo? Que grupos econômicos apoiavam este projeto contrarrevolucionário?
Respostas
opa boa noite!
a) O que levou este partido sem tradição ao poder, além dos discursos cativantes de Adolf Hitler, tinham ligações com a economia e o descontentamento social com o ineficaz regime democrático da época. Sendo assim o apoio da alta burguesia alemã, do clero, de empresários e da extrema direita (do espectro político) foi destinado a partidos como o futuro partido Nazista.
b) Em meio de tanto descontentamento do povo, a Vandré depressão resultado da crise de 29 e grande taxa de desemprego. O povo alemão estava dando apoio aos partidos socialistas, o que levou a alta burguesia,empresários e o clero a apoiarem o NSDAP, com medo de uma revolução socialista na Alemanha.
Karl Radek, um militante comunista se espanta com o crescimento do Partido Nazista. Sobre a ascensão do nazismo na Alemanha podemos afirmar:
A) O que levou esse partido sem tradição ao poder na Alemanha foi o sentimento de derrota e humilhação causado pelo Tratado de Versalhes em 1919 após a Primeira Guerra Mundial.
B) Com a Crise de 1929, alguns países da europa, irão presenciar o avanço da extrema direita fazendo uso de uma política anti liberalista e ultra nacionalista em resposta aos avanços da União Soviética que não participava do mercado capitalista e não sofreu com a crise.
Análise das Questões Sobre Ascensão do Nazismo na Alemanha
A) Questão do Tratado de Versalhes e Crise
A sensação de humilhação pelo Tratado de Versalhes, que teve como base culpabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial, cobrando altas indenizações, o fechamento de grandes indústrias fez gerar uma crise enorme no país alemão.
O austríaco Adolph Hitler viu essa crise como uma oportunidade de ascender ao poder, utilizando discursos ultra nacionalistas para unir o povo alemão criando a imagem de um inimigo comum, responsável pela crise (judeus), através de propagandas anti semitas e a falsa ideia de uma raça superior (ariana).
B) Avanços da URSS e o Medo da Extrema Direita
O partido Nazista é definido pelo autor como contrarevolucionário pois surgiu como contrapartida da ascensão da União Soviética na economia mundial já que não fora afetada pela Crise de 1929.
Com o avanço soviético, em contrapartida, haverá o avanço da extrema direita com o medo da revolução socialista em seus países. Alguns países europeus irão adotar políticas contra o modelo econômico estadunidense através de práticas antiliberais e ultranacionalistas
Aprenda mais sobre "Avanço do Nazismo Alemão" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35799327
#SPJ2