Leia com atenção os textos que seguem:
TEXTO 1
Entendendo-se que à academia cabe a pesquisa educacional, evidencia-se que seu contato permanente com a escola há de favorecer a formação em serviço, de todos os seus profissionais. Assim, seriam interessantes acordos que supusessem a interação escola-universidade. Ao nos referirmos a esta proximidade, não é ao deslocamento do professor, para a universidade, que estamos representando, mas o da universidade para a escola, através de propostas de pesquisa-ação, por exemplo, visando ao desenvolvimento de competências profissionais.
Pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. (THIOLLENT, 1986, p. 14, apud UNIMES Virtual)
O desenvolvimento de competências profissionais implica na mobilização de um conjunto de recursos, know-how, critérios para a avaliação, ferramentas e atitudes para o enfrentamento de situações novas. Vale dizer que não basta somente apresentar o material para professor. Um software, um texto, um filme, deterão seu caráter visual se não oferecem mobilizadores da ação. A apresentação simples de material e de seu uso são tarefas relativamente simples. O grande desafio é integrar estes ingredientes à gestão da classe.
[...]
Para que os recursos disponíveis para a formação do professor exerçam uma mobilização em favor de seu desenvolvimento profissional e do desenvolvimento dos alunos, enfatizando a renovação didática, Perrenoud (1996) destaca 10 competências-chave (a cada uma destas competências, correspondem outras tantas que facilitam sua construção) a serem construídas pelo professor, através da formação contínua:
Organizar e animar situações de aprendizagem;
Gerir a progressão da aprendizagem;
Conceber e fazer evoluírem dispositivos de diferenciação;
Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho;
Trabalhar em equipe;
Participar da gestão da escola;
Informar e envolver os pais;
Servir-se de novas tecnologias;
Enfrentar os dilemas éticos da profissão;
Gerir sua própria formação contínua. (PERRENOUD, 1996)
Competências do professor. Aula 46, In: Coordenação do trabalho pedagógico e prática. UNIMES Virtual.
TEXTO 2
TEXTO 3
Depois de ter efetuado uma a leitura atenta do material oferecido, elabore um parágrafo, explicando por que “é cada vez mais complicado ser professor”.
Procure argumentar, fundamentando-se nos textos 1 e 3 e 4.
Objetivos e critérios de avaliação
Com o seu texto você deverá mostrar que
Compreendeu que ser professor não é simplesmente repetir o que aprendeu na escola.
Compreendeu que para ser professor é necessário muito conhecimento.
Compreendeu que para ser são necessárias competências diferenciadas.
Sabe opinar sobre o tema desenvolvimento profissional do professor.
Sabe argumentar em favor de sua opinião, utilizando o material disponibilizado.
Efetua rigorosa revisão gramatical em seus textos.
Dá um título ao seu texto que desperta a curiosidade de seu leitor.
Respostas
respondido por:
4
Aqui, o campo de pesquisa utiliza elementos que se desenvolvem a partir do processo de aprendizagem, ou seja, o pesquisador a partir daquilo que ele aprende e coloca em prática, consegue trazer de retorno para a sociedade.
Assim, a pesquisa participante pode ser caracterizada como aquele campo de estudo onde os colaboradores e os pesquisadores interagem para a absorção dos dados.
Já a pesquisa por representação social, busca exemplificar o conjunto de explicações, crenças e ideias que permitem ao pesquisador chegar em um resultado baseado nesse sistema de estudo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás