• Matéria: Biologia
  • Autor: estudante3759
  • Perguntado 7 anos atrás

uma criança sofreu um ferimento na perna enquanto brincava na terra, ambiente na qual a bactéria causadora do tétano produz esporos que podem penetrar no corpo através de lesões na pele. na corrente sanguínea, o microrganismo atuará liberando tóxinas que atuam sobre os nervos motores, provocando fortes contratações musculares e ocasionando a morte por parada respiratória e cardíaca, se a pessoa nao for tratada a tempo. Qual é procedimento mais Seguro a ser adotado para evitar o aparecimento dos sintomas do tétano pela criança, considerado a urgência da situação, soro ou vacina? justifique sua resposta​

Respostas

respondido por: mahhcastanho
64

Considerando a urgência da situação e constatação da toxina, deverá ser aplicado o soro. A vacina é aplicada como forma preventiva.


estudante3759: obrigadaaa
estudante3759: salvou minha vida
respondido por: lauraaxda
5

Em casos de urgência, o uso de soro antitetânico é indicado.

Vamos entender o motivo!

Soro antitetânico e vacina antitetânica

O soro antitetânico é um produto sintético que oferece "imunidade pronta" para a pessoa que possa ter sido inoculada pela bactéria causadora do tétano. Ele é composto pela imunoglobulina antitetânica (anticorpo contra a toxina), extraída do soro (plasma sanguíneo) de um animal como o cavalo. Por isso, ele começa a atuar assim que injetado na corrente sanguínea do paciente.

A vacina é indicada para a prevenção, pois estimulará o organismo da pessoa vacinada a produzir por contra própria os anticorpos. No entanto, esse processo demora. Portanto, a vacinação não oferecerá ajuda imediata nesses casos.

Aprenda mais sobre imunização aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/15661023?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares