com base no Darwnismo social, é possível afirmar que:
a)Não influenciou de maneira significativa no processo civilizatório
b)Que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes
c)Foi a teoria que deu suporte aos africanos e asiáticos para resistirem a dominação europeia
d)Que a teoria das evoluções das espécies nao poderia ser aplicada na sociedade
e)Era uma teoria racista que incentivou e legitimou a violência contra o colonizador
Respostas
Resposta:
Darwinismo social, (E) Era uma teoria racista que incentivou e legitimou a violência contra o colonizador
Explicação:
O Darwinismo Social é um pensamento sociológico que surgiu no final do século XIX e começo do XX, que tentava explicar a evolução da sociedade humana se baseando na teoria da evolução proposta por Charles Darwin.
Regado de preconceitos, o darwinismo social acreditava que existiam sociedades humanas superiores a outras, e que estas deveriam "dominar" as inferiores com o objetivo de "civilizá-las" e ajudá-las no seu "desenvolvimento".
Os pensadores pró-darwinismo social alegavam que as populações europeias, por exemplo, tinham capacidades de evolução superiores ao povo da África, por causa da revolução tecnológica e científica que estava ocorrendo na Europa. Assim, os demais povos estariam condicionados à "seres primitivos", não possuindo capacidade para o progresso da humanidade. Este conceito foi bastante utilizado para tentar explicar a pobreza durante o período pós-Revolução Industrial. Os que permaneceram ou ficaram pobres seriam os menos aptos na linha evolutiva, de acordo com o darwinismo social.