Ao realizarmos uma análise histórica de como se configurou a educação brasileira, podemos observar que ela foi se constituindo a partir de diferentes fases. Essas fases expressam as concepções de homem, sociedade e educação de um determinado momento histórico. Com base no exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I: No período Colonial verificou-se a presença da Pedagogia Tradicional, a qual tinha o aluno como o centro do processo e a criticidade do sujeito como prioridade.
II: No período do Estado Novo notou-se a presença da Pedagogia da Escola Nova, de modo que a punição é o centro do processo de ensino e aprendizagem, desconsiderando o interesse da criança.
III: No período da Ditatura observou-se a presença da Pedagogia Tecnicista, sendo assim o aluno tinha uma postura passiva no processo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
I, II e III.
2)
Segundo Libâneo (1982, p. 2)
"A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições"
Dentre as tendências que compõem o grupo da perspectiva liberal, encontra-se a Tradicional. Considerando as especificidades dessa tendência, avalie as afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Na Pedagogia Tradicional a escola tem o papel de transmitir os saberes acumulados historicamente.
( ) Na Pedagogia Tradicional a metodologia se dava por meio de aulas expositivas e exercícios de fixação.
( ) Na Pedagogia Tradicional o professor é compreendido como o detentor do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
F-F-V.
b)
V-F-F.
c)
F-V-F.
d)
V-V-V.
e)
F-F-F.
3)
Leia o trecho a seguir:
"O termo "progressista", emprestado de Snyders10, é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Evidentemente a pedagogia progressista, não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais" (LIBÂNEO, p. 1982).
Com base no exposto e considerando a finalidade das tendências de cunho progressistas, analise as afirmativas a seguir:
I: Na tendência Libertadora, a educação é discutida a partir de temas sociais e políticos.
II: Na tendência Crítico-Social dos Conteúdos a escola possui um papel social, de modo que os saberes devem auxiliar na formação de sujeitos ativos.
III: Na tendência Libertária, a finalidade é a liberdade do sujeito, desconsiderando o papel da escola e das organizações sociais para debater as necessidades do grupo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I, II e III.
e)
II, apenas.
4)
Luciano é professor de uma escola de educação básica e está realizando um curso de formação continuada, cuja temática de estudos é a Didática. A primeira aula teve como pauta de debate as tendências pedagógicas, sendo assim a professora Vera, que é responsável pelo curso, solicitou uma tarefa para o grupo de professores. A atividade dada para Luciano foi relatar para o grupo o papel do aluno na tendência tecnicista. Com base em seus estudos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que Luciano deverá relatar sobre o papel do aluno na tendência tecnicista:
Alternativas:
a)
O aluno deve cumprir as atividades, ser obediente e fazer exercício de forma repetitiva.
b)
O aluno é livre para escolher as atividades que julgar pertinente, com a mediação do professor.
c)
O aluno é compreendido como sujeito da aprendizagem, tendo a liberdade de expressar seu ponto de vista sobre o conhecimento.
d)
O aluno possui o compromisso de se apropriar do conhecimento para transformar sua realidade.
e)
O aluno deve estar engajado em movimentos sociais de luta contra as desigualdades e articular essa prática com seus estudos.
Respostas
Resposta:
AV 1 -DIDATICA
1- C
2- D
3- B
4- A
5- D
Explicação:
1- C) III, apenas.
Durante o período da Ditadura, constatou-se a existência da denominada pedagogia tecnicista, em que o aluno apresentava uma postura mais passiva durante o processo de ensino-aprendizagem.
2- D) V-V-V.
A pedagogia tradicional visa a transmissão dos saberes que se acumularam ao longo da história com uma metodologia realizada por meio de aulas expositivas e exercícios de fixação. Nessa pedagogia, o professor é considerado o portador do conhecimento.
3- B) I e II, apenas.
A tendência libertadora tem discussão por meio de temas sociais e políticos. Já a tendência crítico-social dos conteúdos apresenta um papel social que visa a formação ativa dos sujeitos.
4- A) O aluno deve cumprir as atividades, ser obediente e fazer exercício de forma repetitiva.
Na tendência tecnicista, o foco considerado é o cumprimento das tarefas e atividades, a obediência e a repetição dos exercícios.
Bons estudos!