1- Explicar o porquê da Arché. Explicar o mundo inteligível e sensível.
2- O ser humano é justo por natureza? Por que?
*50 pontos se responder agora*
Respostas
Resposta:
1)Arché é um(ou vários) elemento primordial que serviria de ponto de partida para todo o processo de criação dos seres naturais. Além de estar presente em todas coisas, a arché seria uma atividade, uma força dinâmica que, em conformidade com sua forma de ação, originaria a variedade dos fenômenos naturais.
No ramo da filosofia, o conceito de “Mundo Inteligível” ou “Mundo das Ideias” foi descrito e sistematizado por Platão, definição que tem como base a Teoria das Ideias. ... Este ideal é o oposto do chamado “Mundo Sensível”, que consiste no que é material, ou seja, a imagem das ideias
2)O homem faz parte de um sistema social. Dentro do sistema, ele é levado a obedecer um conjunto de leis. Estas leis foram elaboradas para conduzir da melhor forma a vida em sociedade, evitando assim as injustiças que advêm do não cumprimento delas. E aqui, adentramos na reflexão do texto Anel de Giges de Platão, que nos propõe a questão da justiça. A justiça como bem maior numa comunidade.
Explicação:
Para os filósofos pré-socráticos, a arché ou arqué (em grego antigo: ἀρχή), seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo. No caso de Tales de Mileto, por exemplo, a água era um elemento puro, e através dela podia-se criar tudo; o início, o desenvolvimento e o fim de tudo. Princípio único.
No ramo da filosofia, o conceito de “Mundo Inteligível” ou “Mundo das Ideias” foi descrito e sistematizado por Platão, definição que tem como base a Teoria das Ideias. ... Este ideal é o oposto do chamado “Mundo Sensível”, que consiste no que é material, ou seja, a imagem das ideias.
O homem faz parte de um sistema social. Dentro do sistema, ele é levado a obedecer um conjunto de leis. Estas leis foram elaboradas para conduzir da melhor forma a vida em sociedade, evitando assim as injustiças que advêm do não cumprimento delas. E aqui, adentramos na reflexão do texto Anel de Gigesde Platão, que nos propõe a questão da justiça. A justiça como bem maior numa comunidade.