No cotidiano, é comum ouvir as pessoas afirmarem que conhecem coisas. O mecânico diz que conhece o carro. A mãe diz que conhece o filho. O advogado conhece a questão. O mendigo conhece a praça. O treinador conhece o time. O matemático conhece a fórmula etc. Nas situações citadas, o conhecimento tem significado diverso e, ao mesmo tempo, mantém algo em comum, visto que todos os sujeitos afirmam conhecer. (QUERIQUELI, LEONEL; MARQUES, 2016).
Sobre a atitude espontânea dos tipos de conhecimento, podemos afirmar:
I- Enquanto a ciência afirma que por meio das crenças o homem pode liberta-se do medo e das superstições; o senso comum baseia-se em princípios lógicos que regem o pensamento coerente e racional.
II- O conhecimento científico é expresso por meio de enunciados que explicam as condições que determinam a ocorrência dos fatos e fenômenos, relacionados a um certo problema.
III- Em muitas situações, próprias do conhecimento do senso comum, observa-se o abandono da razão e um apego ao que é captado apenas pelos órgãos sensoriais: visão, audição, olfato, paladar e tato.
IV- O senso comum, embora seja considerado um conhecimento aparente, acrítico e ingênuo, constitui uma “visão de mundo”, ou seja, um conhecimento acerca da realidade.
V- O conhecimento artístico baseia-se na interpretação objetiva produzida pelo artista e pelo intérprete, ou seja, para que uma obra de arte tenha significado é necessário que as intenções do artista sejam captadas pelo intérprete.
As afirmativas corretas são:
a)I e V.
b)II, IV e V.
c)I, II e V.
d)II, III e IV.
e)III, IV e V.
Respostas
Alternativa b
I - Falsa - A ciência acredita que através do conhecimento lógico o homem pode se libertar do medo e das superstições e através do senso comum ele pode aderir a todos eles.
II - Verdadeira - Trata-se da metologia científica que permite o desenvolvimento de diversas pesquisas.
III- Falsa - O apego também é captado pela mente, além dos órgãos sensoriais.
IV - Verdadeira - contudo essa " visão de mundo" pode não ser real.
V - Verdadeira - caso contrário, a obra de arte não terá sentido algum.
Resposta:
I- Enquanto a ciência afirma que por meio das crenças o homem pode liberta-se do medo e das superstições; o senso comum baseia-se em princípios lógicos que regem o pensamento coerente e racional. (FALSA)
II- O conhecimento científico é expresso por meio de enunciados que explicam as condições que determinam a ocorrência dos fatos e fenômenos, relacionados a um certo problema. (VERDADEIRA)
III- Em muitas situações, próprias do conhecimento do senso comum, observa-se o abandono da razão e um apego ao que é captado apenas pelos órgãos sensoriais: visão, audição, olfato, paladar e tato. (VERDADEIRA)
IV- O senso comum, embora seja considerado um conhecimento aparente, acrítico e ingênuo, constitui uma “visão de mundo”, ou seja, um conhecimento acerca da realidade. (VERDADEIRA)
V- O conhecimento artístico baseia-se na interpretação objetiva produzida pelo artista e pelo intérprete, ou seja, para que uma obra de arte tenha significado é necessário que as intenções do artista sejam captadas pelo intérprete. (FALSA)
Explicação:
Tenho a avaliação corrigida.