Em que consiste a “revolução copernicana” que Kant se propõe a fazer na questão do conhecimento?
Respostas
Resposta:
O termo Revolução Copernicana diz respeito a uma analogia que Kant faz com a proposta de Copérnico, na passagem do antropocentrismo para o heliocentrismo, em que o mesmo poderia ser aplicado na metafísica, deslocando o sujeito da periferia do conhecimento para colocá-lo no centro. Trata-se, portanto, de uma proposta de inversão da metodologia predominante até o período a qual Kant está inserido, em que não mais o sujeito se regulará pela natureza do objeto, mas este que irá regular-se pela natureza do sujeito do conhecimento.
Explicação:
A ação para se conhecer algo parte, exclusivamente, do sujeito; por isso, denomina-se "Virada Gnosiológica". A ação humana não deve se pautar na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional.
O pensamento de Kant
Para Kant, as ideias a priori se encontram no intelecto humano e a experiência, na sensibilidade. Por conseguinte, na teoria do conhecimento kantiana, entendimento (forma) e sensibilidade (matéria) se unem por meio da imaginação, inclinação da criação humana.
A ética é categórica e deve se direcionar pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo, tanto que a famosa frase de Kant impulsiona o valor universal da ética: "age de tal modo que as ações sejam tidas como universais".
Saiba mais sobre Kant em: brainly.com.br/tarefa/15201670
#SPJ2