Respostas
Resposta:
A rede da TV a cabo pode ser usada para a conexão de um computador ou rede com a Internet, sendo a tecnologia que concorre diretamente com a ADSL. Essa tecnologia é mais popularmente conhecida como “Internet a cabo”, mas convenhamos que esta nomenclatura não está correta, pois o ADSL também usa cabos.
Explicação:
Este tipo de rede é classificado como rede HFC (Hybrid Fiber-Coaxial, Rede Híbrida Coaxial/Fibra Óptica). Nela, a conexão da central da TV a cabo até pontos de distribuição (chamados nós ópticos) é feita através de fibras ópticas, com distâncias de até 40 km. Em cada nó óptico é feita a interface entre a fibra óptica e o cabo coaxial que segue até o cliente. Cada nó óptico tipicamente serve entre 500 e 2.000 clientes e, na rede coaxial, pode haver amplificadores para regenerar o sinal. Por conta dessa configuração, a rede da TV a cabo não oferece os problemas de qualidade do cabo, comprimento do cabo e interferências que afetam o sistema ADSL (já que o sistema ADSL utiliza cabos telefônicos convencionais).
O sistema mais usado por operadoras de TV a cabo para oferecer acesso à Internet usando a sua rede é chamado DOCSIS (Data Over Cable Service Interface Specification, Especificação de Interface de Dados Sobre Serviço de TV a Cabo).
Existem atualmente quatro versões do DOCSIS: 1.0, 1.1, 2.0 e 3.0. As versões 1.0 e 1.1 são idênticas, exceto que a versão 1.1 permite parâmetros de qualidade de serviço (QoS), permitindo o uso da rede de TV a cabo para telefonia (voz sobre IP ou VoIP). Por isso, chamaremos as versões 1.0 e 1.1 simplesmente de 1.x. A versão 3.0 permite o agrupamento de canais, como explicaremos adiante.
O cabo da TV a cabo permite transmissão banda larga, isto é, a transmissão de vários canais em frequências distintas. Tipicamente, cada canal tem uma largura de banda de 6 MHz, e um canal inteiro desse tipo é usado para downstream, isto é, download de dados, com uma taxa de transferência máxima teórica de 42,88 Mbps (38 Mbps utilizáveis pelo o usuário) para todas as versões do DOCSIS. É claro que a taxa que você obterá na prática dependerá do serviço que foi contratado. Para downstream, é usada modulação por amplitude de quadratura (QAM) de 64 ou 256 níveis.