Respostas
Resposta:I. Cinquenta Anos de Luta
O Partido Comunista parte em linha recta do movimento operário e socialista que assim aproveitou os ensinamentos das agitações anteriores.
Para travar com eficácia as lutas que pretendia ostentar contra a classe capitalista dominante, teve de travar nas fileiras o combate contra o oportunismo e contra a política de colaboração das classes.
Ao mesmo tempo, foi-lhe preciso vencer essas doenças infantis que são o esquerdismo e o sectarismo. Lenine e a Internacional Comunista deram-lhe uma ajuda preciosa.
Assimilando cada vez melhor o marxismo-leninismo e enriquecendo-o com lições tiradas da experiência de todo o movimento operário, cresceu, amadureceu e tornou-se o partido revolucionário da massa dos trabalhadores.
Nos momentos decisivos do últi
tidiana pelas reivindicações vitais dos trabalhadores e pela defesa das liberdades democráticas. Organizou a acção dos homens de progresso contra as guerras coloniais do imperialismo. Prosseguiu num combate vigilante pela paz e independência nacionais. Fez aderir à batalha pelo socialismo um grande número de trabalhadores, manuais e intelectuais.
A burguesia tem-lhe dirigido, no entanto, os mais violentos ataques, procurando, por vezes dizimá-lo. Ainda actualmente, o Partido Comunista continua a travar contra ela uma batalha incessante.