Respostas
Resposta:
Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, e foi através desta necessidade que ganhámos o principal fator de vantagem evolutiva. Ao desenvolver a linguagem seja ela não-verbal ou verbal, a nossa espécie permitiu-nos primitivamente dar a conhecer os perigos que o mundo oferecia e dessa forma alertar a restante prole para o seu efeito, e de forma mais evoluída, a criação de grandes ideias inovadoras que permitem atualmente o conforto de todos os cidadãos.
A comunicação na sua definição consiste num processo que envolve troca de informações e utiliza sistemas simbólicos como suporte para este fim.
Comunicar é parte da vida sendo através deste processo tão natural que partilhamos o que somos e a forma como gostaríamos de vir a ser. A comunicação surge no berço e é fruto da educação, e é por meio dela, que desenvolvemos maior ou menor capacidade de realizar uma ligação que atende plenamente às necessidades humanas e assim promover uma interação de qualidade com os semelhantes.
Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento. E como se sabe, todos somos seres humanos e por conseguinte seres relacionais, logo precisamos de garantir que conseguimos relacionar-nos de forma positiva e útil.
Na nossa vida pessoal, a comunicação constitui-se como um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, factos, ideias, desejos, etc., tornando-se evidente que quem não comunica eficazmente, acaba por ficar fora do círculo que nos permite sentir parte integrante. No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, cujas consequências se fazem sentir de variadas maneiras (desde a mais positiva à mais negativa) e por isso é tão importante conseguir-se realizar uma comunicação eficiente e eficaz.
Explicação: