Respostas
Resposta:
Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.
• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões.
• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.
Explicação:
Todas as estruturas produtivas são, no regime socialista, propriedades da sociedade, porém gerenciadas pelo Estado. Toda a riqueza obtida a partir dessas estruturas deverá ser igualmente dividida entre a população.
A sociedade não se divide em classe, a sociedade como um todo terá uma classe só, que é a classe do proletariado.
A economia é administrada pelo Estado, ou seja, é um Estado intervencionista, onde a economia não é administrada pelas leis do comércio, como é o caso das economias liberais.