“ [...] a significação do esporte contemporâneo expressa o desejo da sociedade industrial por competir, alcançar a perfeição, a fama individual e a riqueza, satisfaz o desejo de uma rápida mobilidade social, de superar barreiras biológicas e culturais e abolir as desigualdades étnicas, de gênero e raciais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, M. O papel da Sociologia do Esporte na retomada da Educação Física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, supl. 5, p.191-93, set., 2006. p. 191.
Considerando essa citação e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre as abordagens do esporte pela Educação Física, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. ( ) Entre as abordagens do esporte pela Educação Física, é possível identificar um enfoque mais técnico, motor e biológico do esporte.
II. ( ) As abordagens do esporte pela Educação Física são variações de um mesmo viés e matriz teórica advindas da Sociologia.
III. ( ) Entre as abordagens, identifica-se uma tendência a combater o esporte de rendimento, sobretudo na Educação Física escolar.
IV. ( ) Uma das abordagens enfoca as dinâmicas socioculturais relativas ao esporte na forma como elas se apresentam na sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
F – V – F – V
B
V – F – V – V
C
F – F – V – F
D
V – V – F – F
E
F – V – V – F
Respostas
Resposta:
b
Explicação:
A sequência correta é: V – F – V – V. A afirmativa I é verdadeira, conforme o texto-base: “Nesse âmbito das produções científicas engendradas no campo acadêmico da Educação Física brasileira, algumas abordagens sobre o esporte têm obtido predominância. Uma primeira tradição identificada prioriza mais o enfoque técnico, motor e biológico do esporte” (texto-base, p. 62-63). A afirmativa II é falsa, pois “Já no campo acadêmico da Educação Física no Brasil, o esporte tem sido abordado por vários vieses e matrizes teóricas, as quais, por sua vez, representam o alcance que determinadas produções de autores importantes do campo da Sociologia, da Antropologia, da História, da Economia [...]” (texto-base, p. 62). A afirmativa III é verdadeira: “Uma segunda, por sua vez, tende a combater o esporte de rendimento e performance, sobretudo quando o mesmo se vincula às aulas de Educação Física nas escolas” (texto-base, p. 63). A afirmativa IV também é verdadeira: “Há ainda outra frente de apreciação mais recente que busca compreender as dinâmicas socioculturais relativas ao esporte na forma como as mesmas, de fato, apresentam-se na sociedade e não, simplesmente, como se gostaria que elas se apresentassem. A conclusão dessa vertente é de que apenas a desconstrução do esporte (mercantilizado, espetacularizado e televisionado) não possibilita desconstruir o sistema no qual os favorecidos são cada vez mais favorecidos e os desfavorecidos cada vez mais desfavorecidos” (texto-base, p. 63).