Desde o início da Psicologia Organizacional, houveram muitos estudos a respeito da liderança. Chiavenato (2010, apud COSTA, 2018), identifica dois tipos de liderança, o primeiro tem como característica guiar e motivar os seguidores por meio de metas estabelecidas, já o segundo proporciona uma consideração individualizada e estímulo intelectual. Essas lideranças são respectivamente classificadas como: Alternativas Alternativa 1: Carismática e transacional. Alternativa 2: Situacional e contingencial. Alternativa 3: Formal e transformacional. Alternativa 4: Transacional e transformacional. Alternativa 5: Transformacional e situacional.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2 - contingencial e situacional
pag. 160 do livro PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Teoria da Contingência de Fieldler
Teoria Situacional de Liderança de Hersey e Blanchard
Explicação:
A alternativa E está correta.
Dentre os dois ramos da psicologia organizacional podemos destacar:
- A psicologia das organizações;
- E a psicologia do pessoal.
A psicologia do pessoal busca contemplar questões que dialoguem sobre o indivíduo, sua orientação, o desenvolvimento de sua carreira entre outros elementos.
Já a das organizações, lida com a motivação, fatores como liderança, a gestão de conflitos na empresa entre outros pontos.
Por fim, o comportamento organizacional de uma empresa deve levar em consideração toda a proposta e objetivo que a mesma busca ao implementar medidas de busca como do público alvo, de novas atividades, entre outras ações.