• Matéria: História
  • Autor: karolalmeida18ip
  • Perguntado 7 anos atrás

Que motivos geraram o afastamento de Marechal Deodoro da Fonseca no governo?

Respostas

respondido por: jc2015mhav
2

Resposta:

O governo de Marechal Manuel Deodoro da Fonseca iniciou-se com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Parcelas de militares do Exército encontravam-se insatisfeitos com a displicência do imperador D. Pedro II e do Ministério da Fazenda, então ocupado pelo visconde de Ouro Preto, em relação às pautas militares (a morosidade das promoções, a estagnação dos valores dos salários e os baixos orçamentos recebidos pelo Exército), por isso rebelaram-se e proclamaram provisoriamente a República.

No interior do Exército, os ideais republicanos eram estimados principalmente por frações de oficiais com patentes inferiores (alferes, tenentes e capitães), esses constituíram base importante para o estabelecimento da República ter sido realizada por militares, mesmo o movimento republicano no Brasil ter sido desenvolvido majoritariamente por meio de entidades civis.

A liderança de Marechal Deodoro no processo de instauração da República ocorreu devido ao alto grau de sua patente militar conquistada nos esforços em combate na Guerra do Paraguai (1864-1870), apesar de não se tratar de um convicto republicano. O governo do Marechal Deodoro se dividiu em duas fases: o Governo Provisório (1889-1891) e Governo Constitucional (1891).

Explicação:

Perguntas similares