O anuário publicado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) mostrou estudos referentes as atividades realizadas pelos profissionais durante o ano de 2017, em comparação com os anos anteriores.
A publicação mostra que os projetos de arquitetura de interiores obtiveram um crescimento de 14% em relação a 2016, seguidos pelo projeto de conforto ambiental (8%) e relatórios técnicos de arquitetura (7%). Os projetos de arquitetura das edificações obtiveram o menor crescimento, de apenas 2% com relação ao ano anterior.
CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018 -
Os principais dados e mapas sobre o mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. CAU-BR, v. 2, n. 1. Brasília, 2018.
O estudo mostra, ainda, quais foram os tipos de projetos mais desenvolvidos pelos profissionais no ano de 2017, conforme a tabela a seguir.
PROJETO %
Arquitetura das edificações 41,89
Instalações e equipamentos referentes à arquitetura 30,18
Sistemas construtivos e estruturais 9,98
Arquitetura de interiores 6,01
Urbanismo e desenho urbano 4,95
Relatórios técnicos de arquitetura 2,85
Relatórios técnicos urbanísticos 1,71
Instalações e equipamentos referentes ao urbanismo 0,90
Conforto ambiental 0,80
Arquitetura paisagística 0,56
Patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico 0,17
Fonte: CAU (2018). Com base nos dados acima, avalie as afirmativas a seguir:
I - Apesar de ter apresentado o menor crescimento entre 2016 e 2017, o projeto de arquitetura das edificações ainda é o mais realizado pelos profissionais.
II - Ainda que o projeto de conforto ambiental e os relatórios técnicos de arquitetura tenham tido uma das maiores taxa de crescimento, estas ainda são atividades sem muito representatividade no âmbito geral da profissão.
III - O projeto de sistemas construtivos e estruturais, apesar de ser uma atividade compartilhada entre arquitetos e engenheiros, ainda apresenta um dos três maiores índices.
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. I e III.
b. Apenas I.
c. I, II e III. >>>> Correto
d. II e III.
e. Apenas III.
Respostas
CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
INSTITUCIONAL
LEGISLAÇÃO
BENEFÍCIOS
TRANSPARÊNCIA
NOTÍCIAS
DÚVIDAS
OUVIDORIA
SICCAU – SERVIÇOS ONLINE
Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018 traz principais informações sobre o setor
Mais de 154.000 arquitetos, 22.000 empresas e mais de 1,4 milhão de atividades realizadas no ano passado
30 de abril de 2018
Nenhum Comentário
Print Friendly, PDF & Email
O Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018 apresenta os principais dados e informações sobre Arquitetura e Urbanismo no Brasil no ano passado, em forma de mapas e tabelas. Essa é a segunda edição da publicação, que traz números de arquitetos e urbanistas, empresas, atividades realizadas e muito mais, com informações nacionais e por unidade da federação. Trata-se de um material de referência e pesquisa na área, com diversas novidades.
Clique aqui para baixar o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018
Em 2017, aconteceu a retomada do crescimento do mercado de Arquitetura e Urbanismo. Foram realizadas 1,4 milhão de atividades. Crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. Trata-se de um número muito bom, se considerando-se que em 2016 foi registrada uma queda de 10% em relação ao ano anterior. Atividades de Execução de Obras foram uma das que mais cresceram: 6% mais atividades que em 2016.
Destaque para o crescimento do mercado de reformas: 20% mais atividades de projeto e execução de obras de reforma desde 2015. Uma das razões é a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014 e que obriga moradores de condomínios a apresentarem laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista e autorização expressa do proprietário antes de começar qualquer obra.
Resposta:
. I, II e III. >>>> Correto
Explicação:
corrigido pelo AVA