Na página 39 do “Pedagogia do Oprimido” pode-se observar o autor estabelecendo uma diferenciando o que ele chama de “educação bancária” e “educação problematizadora”. Faça uma leitura atenta desse texto e depois siga as solicitações: a- Redija dois pequenos textos: no primeiro, faça uma síntese do que Paulo Freire chama de “educação bancária”; no segundo, sintetize o que ele entende por “educação problematizadora”. b- O que entendeu pela citação do trecho de Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido que inicia essa VAP 3?
Respostas
Para Paulo Freire, a educação problematizadora vai na contra-mão da escola tecnicista, visto que o indivíduo não deveria ser tratado como um objeto.
Deste modo, na escola libertadora desenvolvida pelo pedagogo, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.
Por isso, para ele, o educador precisa ter um senso abrangente de entendimento sobre o mundo, e, não limitado, visto que isso poderá prejudicar as relações entre aluno e professor, que deve usar da sensibilidade em relação as questões sociais para analisa-las e auxiliar este indivíduo.
Segundo Freire (2007), a realidade opressora deve ser revelada para que a partir daí possamos modificar essa conjuntura, promovendo assim uma pedagogia do oprimido que não leva ao fracasso e sim à assunção problematizadora de seu contexto. Ler o mundo pressupõe o exercício permanente do diálogo. Não é a partir de uma relação verticalizada que garantiremos uma verdadeira Leitura do Mundo". Podemos considerar, como coerente com a metodologia de Paulo Freire, a seguinte opção:
Resposta: A resposta correta é:
A alfabetização torna-se mais rica à medida que viabiliza a consolidação de sujeitos históricos em seu processo.
Explicação: