“Podemos fazer uma taxa de câmbio entre o real e o iene japonês, utilizando as taxas de câmbio entre o dólar, possível para as duas moedas. Considere que o preço de um dólar em real seja de RS 2,30 e que, para comprar um dólar, os japoneses gastem 105 ienes. Logo, a taxa de câmbio R$/LS$ é 2,30 e a taxa de iene/USS é 105. Dividindo as duas taxas, chegaremos à do R$/iene (2,30/105), que é de RS 0,022 para cada iene japonês”.
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Tendo como base os conteúdos trabalhados na disciplina “Análise de Conjuntura”, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de taxa de câmbio.
A
Taxa de câmbio descreve aquele benefício de que você abriu mão quando fez determinada escolha.
B
A taxa de câmbio é um indicador de crescimento socioeconômico para as economias em desenvolvimento.
C
Taxa de câmbio refere-se à existência de uma situação de escolhas conflitantes, isto é, para conseguir uma coisa, precisamos abrir mão de outra.
D
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra. Sendo a moeda também um ativo, a taxa de câmbio representa o valor de um ativo em relação a outro.
E
Taxa de câmbio ocorre quando você vai ao mercado, vê que o preço de certa marca de um produto subiu, e acaba optando pelo produto de uma marca concorrente.
Respostas
respondido por:
7
Alternativa D está correta.
É simples, a taxa de câmbio é o valor de uma moeda com relação a de outro país.
Partindo deste ponto, é possível observar a incoerência na última alternativa visto que uma queda nos preços estrangeiros levará a uma apreciação da taxa de câmbio real.
Deste modo, isso reduzirá a competitividade dos produtos em território nacional fora do Brasil, o que comprova que a desvalorização da moeda é algo benéfico para o crescimento econômico internacional.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás