A partir da Leitura do primeiro capítulo do livro “Uma breve história da filosofia” comente as origens do seu estudo e quem foram os seus precursores gregos.
Respostas
No livro “Uma breve história da filosofia”, o capítulo 1 refere-se aos filósofos Sócrates e Platão.
Sócrates considerado como "padroeiro" da filosofia, contesta os argumentos retóricos dos sofistas e percorre as ruas de Atenas, questionando a todos com argumentos que muitas vezes, deixavam seus interlocutores totalmente confusos. Buscava a sabedoria que para ele, significava "entender a verdadeira natureza da nossa existência, inclusive os limites do que podemos saber."
"Os filósofos de hoje agem mais ou menos da maneira como Sócrates agia: fazem perguntas rigorosas, buscam razões e evidências, lutam para responder algumas das questões mais importantes que podemos fazer sobre a natureza da realidade e sobre como devemos viver."
Platão, discípulo de Sócrates, foi quem deixou escrita a sabedoria do seu mestre. Atribui-se á ele o pensamento sobre a realidade, que está além da aparência, julgando mesmo que a realidade apreendida pelos sentidos é falsa e somente os filósofos poderiam apreender a realidade, através do pensamento.
Platão em o "Mito da Caverna" bem coloca a argumentão sobre a falsa percepção de realidade adquirida pela aparência. Em seu escrito "A República", discorre sobre a melhor forma de governo, que contrapunha a realidade grega do início da democracia, ao concordar com um governo hierarquicamente colocado e controlado por homens sábios e o restante da população.
Infelizmente, Sócrates foi condenado à morte por sua sabedoria inquisitiva, mesmo sendo considerado o homem mais sábio da época, porém seus ensinamentos ficaram como base para todo o desenvolvimento do pensamento filosófico.
Bons estudos!