Os vários textos que circulam em nossa cultura são representações dos nossos pensamentos. Jonas sempre diz enfaticamente que seus textos são inéditos e que ele não necessita de nenhum tipo de leitura para pensar ou redigir, tudo está pronto em sua cabeça. Além disso, com essa postura ele considera se afastar do senso comum, aspecto que ele detesta na sociedade. Outro dia, ele afirmou em um artigo que pelo simples fato de pensar ele existia. E foi surpreendido com um colega que lhe disse ser essa frase do filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo” acrescentando que palavras são elementos mediadores do um e do outro. “Eu me dou verbal a partir do ponto de vista da comunidade a que pertenço. O Eu se constrói constituindo o Eu do Outro e por ele é constituído”.
A partir do descrito e com base no conteúdo abordado, analise as afirmativas a seguir:
I. Jonas tem pensamento inédito, porque ele não sabia que outra pessoa havia falado antes dele, por isso, ele se posicionou adequadamente em relação à questão. Os pensamentos são todos inéditos.
II. O colega de Jonas é repressor e quer mostrar que sabe mais, por isso, apresenta nomes franceses como René Descartes.
III. Jonas pode ter pensando sozinho, mas ao considerar o fenômeno da polifonia, em que somos constituídos pelas várias vozes do discurso. Inédita é a organização que se dá porque constituímos o outro e somos constituídos por esse.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
Respostas
Os vários textos que circulam em nossa cultura são representações dos nossos pensamentos. Jonas sempre diz enfaticamente que seus textos são inéditos e que ele não necessita de nenhum tipo de leitura para pensar ou redigir,...:
É correto o que se afirma em: III, apenas.
I. incorreto. Para que ocorram pensamento inéditos, isto é, para que a criatividade chegue ao seu potencial máximo, ela deve ser alimentada com o conhecimento, ideias e habilidades que adquirimos socialmente ao longo da vida e para isso, o processo de leitura, quando interagimos com os significados, é imprescindível.
II. incorreto. Adquirir conhecimento do pensamento humano, através da história e do tempo e compartilhar deste, não deve ser considerado como um movimento repressor mas sim, esclarecedor.
III. correto. A consciência individual adquire existência a partir dos signos constituídos no curso das relações e interações de grupos organizados socialmente. As ideias inéditas são produto da relação de alteridade entre duas consciências socialmente organizadas e constituídas.
Bons estudos!