• Matéria: Filosofia
  • Autor: soniaadvogada94773
  • Perguntado 7 anos atrás

O objetivo da atividade é refletirmos sobre a relação entre ética e política no nosso tempo e, consequentemente, sobre as possibilidades ou disposições para a ação e quais seriam os objetivos dessa ação à luz da ética. Leia os dois fragmentos de texto a seguir. Ambos tratam de maneiras diferentes do mesmo tema: de um lado, o primeiro texto sugere uma reflexão sobre nossas turbulentas e desiguais relações, sejam entre indivíduos classes, países etc., ao mesmo tempo em que chama atenção para a massificação; o segundo trecho trata, com o exemplo da obra de Orwell, a atenção para a massificação. A partir das leituras dos trechos selecionados e das aulas de referência, construa um texto que reflita sobre essas duas questões: 1 – a relação entre ética e política exige uma ação participativa mais direta, para além do voto, como ocorre nos nossos tempos? 2 – Sobre o que os autores se referem como massificação: nossa sociedade é massificada? Como você percebe isso? “[...] inquietam ao extremo a consciência ética atual as formas políticas ditatoriais, totalitárias, autoritárias ou militares, que se tornaram tão familiares aos homens do século XX. O cinismo dos poderosos hoje é muito mais explícito do que o dos gregos. Em que se baseiam, hoje, as relações internacionais? Na justiça ou na força? Uma condição de justiça entre as nações ou os Estados é um conceito que até o momento ainda não se desenvolveu nem se firmou, nem nas consciências, nem na prática política. Muitos filósofos nas últimas décadas, dedicaram-se a estudar e denunciar o problema relativamente moderno que recebeu o nome de massificação. Se tratado objetivamente, o problema da massificação se refere a forma de relações sociais em que o indivíduo se perde e se desvaloriza (e se sente objetivamente desvalorizado). Nas fábricas, nas praças diante do demagogo ou sentados em casa diante de um aparelho de televisão, horas a fio, os indivíduos vão sendo reduzidos, cada vez mais, a funções simplesmente passivas, vão desaprendendo a arte de falar e de se expressar, vão perdendo sua voz e sua vez. (VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2005, p. 74 – 76) “A ficção científica é pródiga em exemplos: o romance 1984, de George Orwell, mostra uma sociedade massificada, em que as pessoas são vigiadas por telas de televisão (que ao mesmo tempo são câmeras: servem tanto para captar nossa imagem quanto para trazer imagens até nós). As tela estão por toda parte: nos locais de trabalho, nas casas, nas ruas. E aqueles que ousam pensar de forma diferente são logo descobertos e levados para o Ministério do Amor, um imenso prédio destinado à tortura, que promove uma lavagem cerebral no indivíduo, tornando-o apático aos apelos da realidade e apenas mais uma ‘peça da máquina’, sem vontade própria.” (GALLO, Silvio, Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia, SP: Papirus, 2007, p. 108,109)

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
7

1 – É preciso uma participação mais direta, ou seja, além do voto, para que ocorra uma relação adequada entre ética e política. A política rege vários elementos, o que faz com que todas as situações políticas envolvam a ética para melhores trabalhos voltados a sociedade e o bem-estar das pessoas.

2 – De acordo com a definição dos autores, nossa sociedade pode ser considerada massificada visto que atualmente nos encontramos bastante dependentes da tecnologia. E muitas vezes, as pessoas não buscam se informar por fontes próprias, mas sim pelo que está mais acessível, não fazem uma leitura crítica.

Bons estudos!

Perguntas similares