Com a grande expansão das redes de ensino em curto espaço de tempo e a ampliação consequente das necessidades docentes, a formação destes não logrou, pelos estudos e avaliações disponíveis, prover o ensino com profissionais com qualificação adequada. Pesam nessa condição não só a urgência formativa, mas também nossa tradição bacharelesca, que leva a não considerar com o devido valor os aspectos didático-pedagógicos necessários ao desempenho do trabalho docente com crianças e jovens.
GATTI, Bernardete. A formação inicial de professores para a educação básica: licenciaturas, Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014.
Ao considerar a citação acima e as discussões que buscaram abordar a história da formação dos professores frente às incertezas sobre o valor das teorias, do conhecimento e da escola, somadas às dúvidas relativas à capacidade das instâncias formativas de professores em bem formá-los, analise as afirmações abaixo.
I. Essa ideia de “formar professores” está intimamente ligada à perspectiva da escola para todos, a qual culminou na expansão da escola como instância formativa principal das sociedades nos séculos XIX e XX.
II. Paralelamente à criação das ciências da educação (séculos XIX e XX), foram pensadas estruturas que divulgassem essas ciências aos futuros professores, que, então, aplicariam em suas aulas no contexto escolar.
III. A expressão “tradição bacharelesca” pode ser tomada como mais um índice do caminho analítico da formação de professores do século XX, pautada na ideia de que para ser professor, basta aplicar conhecimentos produzidos nas disciplinas do curso.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Apenas I e II.
O processo de formação de um futuro educador, deve levar em consideração fases que são de extrema importância para o processo de execução da função.
Deste modo, é importante que se cumpra o currículo estudantil, e, após o ensino médio de formação de professores ou não, ele poderá ingressar em algum curso relacionado a didática, licenciatura em algum campo voltado para o ensino, pedagogia, etc.
Após sua formação, ele poderá ou não fazer alguma pós graduação científica ou em stricto sensu, voltando seus conhecimentos para o ensino superior, porém, ao se formar na graduação ele inicialmente já possui condições de lecionar no ensino fundamental e médio, auxiliando assim na busca pela formação de um indivíduo que exerce seu papel em sociedade.
Resposta:
Explicação |-||-|||