• Matéria: Geografia
  • Autor: GabrielDuarte14
  • Perguntado 7 anos atrás

Comente sobre os três principais tipos de chuva que ocorrem no Brasil e como elas se formam ?​

Respostas

respondido por: dolunayfreitas7
4

Resposta:

Tipos de chuva e as suas explicações

Explicação:

Chuvas de Convecção ou Convectivas:

São aquelas que se formam a partir da circulação do ar em uma determinada localidade, havendo um movimento ascendente do ar quente e descendente do ar frio, haja vista que esse último é mais denso. Assim, o ar quente, ao subir, leva consigo toda a umidade produzida na superfície, incluindo a evapotranspiração da vegetação, produzindo o ambiente propício para a formação das chuvas.

Chuvas Frontais ou Ciclônicas:

são aquelas resultantes do encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma fria e seca e outra quente e úmida. A massa de ar frio, por ser mais densa, faz a massa de ar quente e úmido subir para os pontos mais altos da troposfera, onde se inicia o processo de condensação e a consequente precipitação.

Chuvas Orográficas

são o principal exemplo de como as formas de relevo podem influenciar o clima e também os fenômenos meteorológicos, o que faz com que também sejam chamadas de chuvas de relevo. Elas ocorrem quando uma massa de ar úmido é “bloqueada” por uma forma íngreme de relevo, como uma montanha, uma serra ou escarpa. Assim, nessa área de encontro, ocorrem fortes chuvas orográficas, que retiram toda a umidade do ar e faz com que ele se apresente mais seco ao prosseguir (Geralmente, as áreas que recebem esse ar seco formado passam por fortes secas. Em alguns pontos, formam-se, por esse motivo, grandes desertos, a exemplo de algumas áreas da China, que são desérticas justamente pela impossibilidade de chuvas, que se concentram nas áreas de relevo mais íngreme no sul da Ásia).

Tomare que tenha ajudado...

respondido por: ViniciusAngotti
1

Chuva convectiva.

Decorrente das altas temperaturas, esse tipo de chuva geralmente precipita durante as tardes. São chuvas rápidas que podem ser seguidas de temporais.

Ocorrem normalmente no sudeste brasileiro durante as tardes de verão e por isso, são chamadas popularmente de “chuvas de verão”.

Chuva frontal.

Recebe esse nome porque as massas de ar quente e ar frio se chocam frontalmente.

Assim, o ar quente sobe, por apresentar menor densidade, e o ar frio permanece abaixo, por ser mais pesado.

Isso resulta na precipitação da chuva após a elevação do ar frio. Quando atinge maiores altitudes, ele resfriará e condensará.

Chuva orográfica.

Denominadas de "chuva de relevo", esse tipo de precipitação ocorre quando há um impedimento (seja montanha, serras ou escarpas) que barra a massa de ar úmida.

Isso resulta na elevação de altitude das chuvas que logo depois precipitam. No Brasil, esse tipo de chuva é muito comum no litoral, por exemplo, na Serra Mar.

Perguntas similares