• Matéria: Direito
  • Autor: terezinhajesuscosta
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando a moeda perde seu valor, toda a economia degringola. Sendo a moeda a metade de toda e qualquer transação econômica, se ela deixa de funcionar, você retorna a um estado de escambo. Ninguém aceita abrir mão de bens — principalmente alimentos e outros produtos essenciais — em troca de uma moeda sem poder de compra nenhum. Escassez e desabastecimentos se tornam rotineiros. Uma moeda fraca destrói o aspecto econômico mais básico da economia de mercado, que é o sistema de preços. Consequentemente, sem uma formação de preços minimamente racional, todo o cálculo econômico permitido pelo sistema de preços — o cálculo de lucros e prejuízos, que é o que irá estimular investimentos — se torna praticamente impossível. Esta é exatamente a atual situação da Venezuela. [...] O gráfico a seguir, elaborado pelo site Dolar Today , que mantém um histórico do valor do dólar no mercado paralelo da Venezuela, mostra a evolução da taxa de câmbio do bolívar em relação ao dólar americano.

Respostas

respondido por: maarigibson
24

A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As constantes emissões levaram a uma inflação fora do comum, o que demonstra que a expansão da base monetária dessa forma não deve ser observada como meio de buscar equilibrar a economia.

PORQUE 

II. Para que uma economia possa crescer, se faz necessária a produção efetiva de bens e serviços, para que a riqueza produzida nesse processo possa ser distribuída entre os membros de uma sociedade.

Ambas as alternativas estão corretas.

A produção de papel moeda como tentativa de contenção de problemas internos gera inflação, porque a maior quantidade de notas em circulação não significa que necessariamente exista mais dinheiro circulando no país, somente abaixa o seu poder de compra.

Para a recuperação da economia, é preciso fomentar atividades de indústrias de base, como agropecuária, para que não falte alimento para a população e exista uma fonte de empregos. Ainda, a produção constante de energia e suas fontes confiáveis também se fazem importantes.


miriansouza29459: A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições falsas.


Título: Política Fiscal
miriansouza29459: sabe me dizer a alternativa
gleyssonoliveira15a: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
respondido por: brunaluelly
29

Resposta Correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Feedback da resposta: Resposta certa. Isso mesmo, a causa da riqueza das nações é o trabalho. Dessa forma, as emissões constantes de moeda sem respaldo em produção geram inflações em níveis extremamente altos.

Perguntas similares