O nado costas é diferente de todos os outros nados. É o único em que o nadador permanece com o rosto fora da água durante toda a sua execução.
Sobre o nado costas, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I - O corpo permanece na vertical em decúbito dorsal, realizando movimentos laterais, em seu eixo anteroposterior.
II - A inspiração do nado de costas deverá ser feita pelo nariz, no momento em que um dos braços estiver iniciando a recuperação e o outro, apoio.
III - Os movimentos da pernada do nado costas são realizados alternadamente, com trajetórias descendente, ascendente e lateralmente, de acordo com o rolamento de tronco.
IV - A entrada da braçada de costas deve ser feita à frente da cabeça, entre a linha da cabeça e do ombro. O braço deve estar estendido com a palma da mão virada para fora.
Alternativas:
a)
Somente I e II estão corretas.
b)
Somente II e IV estão corretas.
c)
Somente III e IV estão corretas.
d)
Somente II e III estão corretas.
e)
Somente I e II estão corretas.
2)
O nado de peito consiste em uma das técnicas mais complexas da natação. Os movimentos de braçadas e pernadas são simultâneos entre os lados. Na inspiração, a cabeça fica para fora da água, enquanto a expiração ocorre com o rosto dentro da água.
Sobre o nado peito, classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
( ) As pernas e os pés iniciam a pernada estendidos. O quadril afunda levemente na água, e os tornozelos e os joelhos flexionam, elevando os pés o máximo possível para cima e para fora.
( ) No nado peito, a braçada é um movimento muito propulsivo. Os braços iniciam-se estendidos à frente da cabeça. As mãos são viradas para fora, com o dedo polegar apontado para baixo, e o cotovelo é elevado.
( ) Quando o nadador realiza a puxada da braçada e tira o rosto da água, deve realizar a inspiração. No momento do lançamento dos braços à frente, na recuperação da braçada, volta o rosto na água e executa a expiração.
Alternativas:
a)
V, F, V
b)
V, F, F
c)
V, V, F
d)
F, V, V
e)
F, V, F
3)
Utilizado também no triathlon e em provas de natação em águas abertas, como as maratonas aquáticas, o nado de Crawl é, geralmente, o primeiro estilo que os nadadores aprendem, o mais veloz e trabalha diversos grupos musculares.
Sobre o nado crawl, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas:
a)
É fundamental que o corpo tenha um bom alinhamento declinado durante o nado, para que seu deslocamento aconteça com mais facilidade.
b)
Durante o momento em que o nadador está com o rosto na água, fará a expiração pelo nariz
c)
Alguns autores colocam que a respiração bilateral pode apresentar algumas desvantagens em relação à respiração unilateral.
d)
Os movimentos de pernada no crawl são realizados alternadamente, com trajetórias laterais.
e)
O momento da inspiração deve ser feito logo após a expiração, durante o movimento de rolamento lateral do tronco e da cabeça.
4)
O nado borboleta geralmente é o último que se ensina aos alunos. Além de técnico, esse nado exige força em seus movimentos. Por isso, os alunos mais jovens podem apresentar mais dificuldade.
Sobre o nado borboleta classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
( ) O corpo deverá estar o mais nivelado possível à superfície, durante as partes propulsivas da braçada.
( ) A pernada deve acontecer como uma ondulação do corpo todo, que termina em um movimento de flexão de joelho.
( ) Os componentes propulsores da braçada borboleta são semelhantes aos da braçada do nado peito.
Alternativas:
a)
V, F, V
b)
V, F, F
c)
V, V, F
d)
F, V, V
e)
F, V, F
5)
No nado ________, a braçada não é um movimento muito propulsivo. Os braços iniciam-se estendidos à frente da cabeça. As mãos são viradas para fora, com o dedo polegar apontado para baixo, e o cotovelo é elevado. A cabeça é elevada para fora da água, enquanto os cotovelos realizam movimento semicircular com vigor, para fora, para trás e, depois, para dentro, flexionados a 90 graus, e os dedos apontados para baixo.
Respire enquanto termina o movimento, com os cotovelos para fora e as palmas da mão para cima, embaixo do queixo. Para recuperar, o rosto volta para dentro da água, os cotovelos são trazidos para as laterais do corpo e as mãos na altura do queixo ou do pescoço. As palmas das mãos viram para baixo e são empurradas para a frente, abaixo da superfície, até a completa extensão do braço.
Complete a lacuna e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Crawl
b)
Costas
c)
Borboleta
d)
Peito
e)
Medley
Respostas
1- d) Somente II e III estão corretas.
Durante o movimento em que um dos braços estiver iniciando a recuperação e o outro, apoio é recomendável que se realize a inspiração do nado de costas.
Os movimentos da pernada do nado de costas são realizados de forma alternada, se realizando trajetórias descente, ascendente e lateralmente.
2- c) V, V, F.
Durante o nado de peito, as pernas e os pés devem iniciar de pernada estendida e o quadril deve afundar na água. A braçada é bem propulsiva e os braços devem estar estendidos à frente.
3- a) É fundamental que o corpo tenha um bom alinhamento declinado durante o nado, para que seu deslocamento aconteça com mais facilidade.
No nado crawl é fundamental que o corpo fique bem alinhado e declinado no momento do movimento para facilitar o deslocamento.
4- b) V, F, F.
No nado borboleta, o corpo precisa estar bem nivelado à superfície, no momento em que se façam as partes propulsivas da braçada.
5- e) Medley
No nado Medley, a braçada não é muito propulsiva. Visto que os braços no começo se encontram à frente da cabeça e as mãos viradas para fora.
Bons estudos!
Resposta:
1c 2a 3e 4b 5d
Explicação:
5 são nado de peito