Estou com dúvidas com essa questão de Matrix 5x5 linguagem c ou Java
Polícia e Ladrão
Por Carlos Andrade BR Brazil
Timelimit: 2
Mario adora convidar seus amigos para brincar em sua casa. Então decidiu convidar seus amigos para brincarem de Polícia e Ladrão. O jogo consiste em dois grupos, um grupo é a polícia e o outro é o grupo dos ladrões. Os ladrões devem se esconder e a polícia deve capturá-los. Caso a polícia consiga capturá-los e prendê-los os ladrões perdem o jogo e caso a polícia não consiga capturá-los os ladrões vencem o jogo.
Mario decidiu que seria do grupo da polícia e que teria que procurar seus amigos do grupo dos ladrões e capturá-los, porém algum de seus amigos sentiram-se em desvantagens por não possuírem lugares estratégicos para se esconder no seu quintal.
Portanto decidiram planejar uma forma em que poderiam deixar os policiais sem saída e terem chances de ganhar o jogo. Para isso montaram um labirinto usando caixas de papelão e marcaram como “0” todos os lugares no quintal aonde os policiais poderiam atravessar e como “1” aonde os policiais não poderiam atravessar.
Os ladrões irão se esconder sempre no último espaço do labirinto, Se os policiais ficarem encurralados no labirinto os ladrões vencem e poderão comemorar a fuga, mas se os policiais alcançarem o ultimo espaço do labirinto os policiais serão os vencedores. Os policiais poderão andar somente nos blocos marcados como 0. Sua tarefa é determinar a partir do labirinto quem vai ganhar o jogo.
Entrada
A primeira entrada consiste de um inteiro T(1 ≤ T ≤ 400) indicando o número de casos de testes.
As próximas T entradas consistem de uma matriz 5x5, composta de valores inteiros, sendo 0 ou 1
Saída
Seu programa deverá imprimir "COPS" caso o grupo dos policiais ganhem, e "ROBBERS" caso o grupo dos ladrões ganhem.
Exemplo de Entrada Exemplo de Saída
2
0 0 0 0 1
1 1 0 0 1
0 1 0 0 0
0 0 0 1 1
1 1 0 0 0
0 0 0 0 1
1 1 0 0 1
0 1 0 0 0
0 0 1 1 1
1 1 0 0 0
COPS resultado da primeira Matrix
ROBBERS resultado da segunda Matrix
Respostas
Resposta:
Backtracking.
Você deve fazer uma função recursiva que avalia se é possível mover-se para cima, em relação a posição atual, começando pela posição 4x4.
1 - Caso seja possível mover-se para cima, retorne a própria função com o parâmetro linha decrementado.
2 - Caso o jogo ainda não tenha terminado e seja possível mover-se para a esquerda, retorne a própria função com o parâmetro coluna decrementado.
3 - Caso chegue à posição (0x0) e esta guarde valor 0, a função retorna 1, indicando a vitória dos policiais.
4 - Caso não seja possível mover-se mais, a função retorna 0, indicando a vitória dos ladrões.
Observação: Caso esteja programando em C, não se esqueça que a matriz deve ser alocada dinamicamente, para que a função recursiva tenha acesso a ela.