• Matéria: História
  • Autor: esbsilvaebrito9374
  • Perguntado 7 anos atrás

A independência da América Lusitana fez surgir um novo e relevante ator no continente: o Brasil Imperial. Nesse contexto o Brasil buscou a sua consolidação como Estado a partir dos alicerces do antigo regime.

Respostas

respondido por: rodrigocarlos1978
0

Resposta:

Letra c - Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas

Explicação:

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas: (i) a independência dos EUA e do Haiti, somado aos efeitos das Guerras Napoleônicas, trouxe grande instabilidade nas relações entre as metrópoles europeias e suas colônias nas Américas; (ii) Na América Lusitana surgiu um ator, o Brasil Imperial, que buscou no antigo regime a consolidação como Estado.  (iv) Na América Espanhola houve um alto grau de fragmentação política após a independência, decorrente da própria organização colonial pensada para gerenciar o território (p. 91-104). A afirmação III está incorreta porque os processos de independência dos países latino-americanos não foram homogêneos e muito menos lineares lineares.  

Fonte: MERCHER, L.; FERREIRA. A. P. História Política comparada na América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 94, CAPÍTULO 3, adaptado

Perguntas similares