refletir e escrever sobre os beneficios e malefecios do avanço da tecnologia e a globalização para sociedade e o meio meio ambiente
Respostas
O avanço da tecnologia e da globalização teve muitos pontos positivos na sociedade. Com o avanço, conseguir coisas e informações ficou muito fácil, assim como o transporte de pessoas e a integração internacional.
Além dos pontos positivos, claro, os avanços tecnológicos e a globalização trouxeram problemas, como desgaste ambiental, uma facilidade maior para espalhar doenças e problemas como o aquecimento global e outros.
Com o processo de globalização que a sociedade sofreu e ainda está sofrendo, há um grande aumento no mundo da tecnologia. Com as novas tecnologias, a máquina de escrever ficou no passado e o computador assumiu uma posição de destaque. Como tudo em nossa vida, essa modernização possui aspectos positivos e negativos. Como negativos é possível de certa forma a destruição criadora, que fez com que trabalhadores sejam substituídos por máquinas e/ou computadores; a ausência do convívio familiar pelos pelo fato de que as pessoas, principalmente os mais jovens, passarem horas em frente ao computador.
Mas por outro lado esse aumento desenfreado da tecnologia também possui aspectos positivos uma vez que pode aproximar pessoas, esse fenômeno vindo por conta da globalização acabou diminuindo as longas distâncias pois traz informações mais rapidamente, como por exemplo, os sites de notícias em tempo real (G1. R7...); para as empresas aumentou a velocidade do processamento de dados com informações precisas e de alta qualidade, gestão financeira (seja de uma casa ou empresa), ajuda em pesquisas escolares, auxiliando professores na sala de aula, entre muitas outras facilidades.
O computador hoje é uma das armas mais poderosas (talvez a mais poderosa) da nossa sociedade. Uma arma que logo no seu inicio tinha um custo muito alto, mas hoje é acessível a quase todas as classes sociais, uma fator fundamental posso o processo de globalização não é nada mais que é o “[...] aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação.